quinta-feira, 30 de abril de 2009

Galo se complica na Copa

por Priscila Oliveira

Ainda sob o efeito do clássico do último domingo, o Atlético foi ao Barradão e acabou derrotado por 3 a 0 para o Vitória, nesta quarta-feira, 29 de abril. A partida foi válida pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil.

A cabeça dos jogadores não estava neste jogo, pareciam ainda ligados no último clássico fatídico. Toda a disciplina tática e a boa marcação que vinha sendo feitas nos 13 jogos de invecibilidade, parecem ter desaparecido como num passe de mágica.

O time estava totalmente desligado e mal posicionado. Lembrou muito o time do ano passado.

A equipe levou o primeiro gol com 4 minutos de partida, perdeu a referência do ataque, Diego Tardelli, aos 14 minutos. Fatos que só vieram a prejudicar ainda mais o futebolzinho que o time apresentou na etapa inicial.

No segundo tempo, o alvinegro conseguiu equilibrar as forças, mas esteve bastante inconstante. Alessandro, pela segunda vez com a camisa do Galo, ainda precisa de ritmo. A estréia de Élder Granja também não foi das melhores. Ele não ganhou uma pelo setor direito dos jogadores baianos. Lá atrás, era só sufoco. Defesa fraca e o goleiro Juninho só espalmando as bolas que podia. Até que o time do Vitória fez o terceiro e fechou a goleada.

No jogo de volta no Mineírão, o Atlético precisa de quatro gols para seguir na competição ou devolver a goleada, para levar a decisão da vaga para os pênaltis, senão estará fora de mais um sonho.

Dos bastidores, vem a notícia de que o zagueiro Caçapa já teria acertado a sua volta ao Atlético. Outra informações dão conta da contratação do meia Felipe, que já passou por aqui, e de uma viagem de Kalil a Argentina, atrás de um goleiro. Nos próximo dia veremos se isso é verdade ou boato.

Algo tem que ser feito mesmo. A luta de resgate da honra não pode parar.

Saudaçoes Atleticanas!!!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Um raio cai duas vezes no mesmo lugar

por Priscila Oliveira

Para aqueles que acreditam que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, o Atlético prova como isso é possível.

No texto anteior, havia atentado para a possibilidade de um placar adverso, mas nem em pesadelo eu imaginava a repetição de uma tragédia.

Novamente uns 5 a 0. Foi doído, porém não injusto.

Novamente os torcedores compareceram em grande número para apoiar e incentivar o time e novamente foram traídos pelos resultados positivos anteriores, traídos também pela ansiedade em ter um time forte, traídos pela fé de que tudo seria diferente este ano.

Doce ilusão. A realida Alvinegra nesta segunda-feira de 27 de abril é amarga como o fel.

Para quem critica Márcio Araújo, verdade seja dita, a saída dele foi o início do caos. Não é o melhor que merecemos, mas é o melhor que temos atualmente. É triste chegar a esta conclusão. Foi só Márcio Araújo sair que o já frágil meio de campo atleticano desapareceu de vez. O adversário, que na etapa inicial, não econtrava muito espaço por ali, acabou encontrando, e de sobra.

Não é que Leão tenha errado na substituíção, nem acredito que ele tenha errado. Se tivéssemos um atacante de alto nível, seria o mais certo a se fazer naquele momento. Mas, não tínhamos esse homem. Tínhamos Kléber, um jovem atacante, inexperiente, que não impõe respeito e nem atacante normal ele é ainda, porque não provou nada nas oportundiades que teve.

A marcação forte e a proposta de jogo que o Atlético impôs no 1º tempo não podia ter sido desmanchada assim. Tínhamos um regulamento que nos favorecia. Nossa função era marcar, defender e contra-atacar, fizemos o contrário.

Pecou-se por acreditar em demasia em um time que é praticamente o mesmo da final do Campeonato Mineiro do ano passado. Atualmente, o único diferencial da equipe é Diego Tradelli. Mas que sob forte marcação, ou jogando sozinho como foi neste jogo, não funciona.

Procurar justificativas ou desculpas não vai resolver nada agora. Vamos trabalhar com as realidades que temos e que são as de sempre: não temos goleiro, nossa zaga é fraca e nosso meio campo é inexistente. O técnio Emerson Leão continua tirando leito de pedra, esta é a verdade.

O Atlético que estava há 13 jogos sem perder costuma mesmo a jogar bem contra time dito de menor expressão, quando pega um melhorzinho sempre se complica. Só não precisava complicar tanto.

O presidente Alexandre Kalil, no pós-jogo, disse ser ele o responsável pelo desastre. Não serei eu solidária com ele desta vez. A culpa primeira é dele mesmo.

Se, toda vez que levar dois gols, o time perder a cabeça e o espírito de luta vai ficar difícil.

Saudações Atleticanas!!!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Com belíssimo gol de Júnior, Galo vence e segue na Copa


Goleiro não alcança e Júnior marca >>>

por Priscila Oliveira

O Atlético vence por 2 a 0 o Guaratinguetá, no Mineirão, 23 d abril, e segue firme na Copa do Brasil. A partida foi válida pelo 2º jogo da segunda fase da competição.

Os gol foram de Tardelli, que raramente passa em branco, e Júnior. O primeiro de pênalti, o segundo um lindo gol de fora da área. A impressão que eu é que o lateral tentou o cruzamento, mas a bola acabou entrando no canto superior esquerdo do goleiro paulista.

Vitória importante para as pretensões do Galo na Copa. O time não jogou muito, mas jogou mais que o Guaratinguetá e conseguiu a merecida vitória. Mas, já faz uns três jogos que o Alvinegro não apresenta um futebol de "encher os olhos".

O jogo contra o Guará foi marcado pelos constantes erros de passe, muito toques de calcanhar sem precisão e sem objetivo e um certo egoísmo de alguns jogadores no momento da finalização. Principalmente de Éder Luís. Ele tem insistido em chutar para o gol e tentar marcar, mesmo quando percebe que um companheiro está melhor colocado que ele. O problema é que ele não tem marcado. Se não tem competência para balançar as redes, deixa que outro faça isso. Se não está satisfeito com a concorrência, com o Clube ou com sei lá o quê, pede pra sair. Tudo tem solução. Oque não dá é todo jogo agora ele arrumar uma forma de provocar os torcedores.

Acreditava piamente que o Éder seria um desfalque importante no 1º jogo do clássico, mas agora tenho minhas dúvidas. Será que ele é desfalque ou reforço?. Sinceramente, ontem ele conseguiu irritar a Massa. Que, a propósito, continua fazendo uma linda festa nas arquibancadas.

Outro que faz um jogo e Pelé e três de macalé é o Lopes. Leão já deu o recado, para ele e para outros. O treinador disse que não vai falar para marmanjo o que deve ser feito. Acredito que no ataque, Lopes talvez tivesse um melhor rendimento. O jogador acabou sendo substituído por Alessandro que teve uma boa movimentação.

Com a entrada de Rafael Miranda no lugar de Márcio Araújo, o meio de campo melhorou. Alguns apostam na presença de Rafael no time no jogo de domingo. Apesar dele ter ido bem, tenho dúvidas disso.

No gol, o goleiro Édson foi bem porém, não passa segurança alguma, nem pra torcida e nem para os companheiros. É visível! Mas, no lance o gol mal anulado do Guará, parece ter pecado no posicionamento, me corrijam se estiver errada.

O Atlético jogou o que dava para jogar contra o time do interior paulista e venceu. Se jogar da mesma forma no clássico, talvez o objetivo não seja alcançado.

Abre o olho Galo!

Saudações Atleticanas!!!

Foto:Superesportes

sábado, 18 de abril de 2009

Galo vence e Tardelli marca mais um gol


por Priscila Oliveira


O Atlético fez o dever de casa e, com mais um gol de Tardelli, venceu por 1 a 0 o Rio Branco, neste sábado, 18 de abril, no Mineirão. A partida foi válida pelo 2º jogo da semi-final. O Galo agora espera o adversário da final.

O jogo foi bom. Os dois times tiveram muitas oportunidades, mas só o Galo tem Tardelli. De um lado o Rio Branco, que precisava fazer três gols, atacou com efetividade para conseguir o objetivo. O time de Andradas mostrou que não foi à toa que chegou à semi-final e só parou nas excelentes defesas do goleiro Juninho. O arqueiro pegou muito hoje. Fez muita gente rever conceitos. Inclusive quem vos escreve.

De outro lado, o Atlético que podia até perder, mas que buscou a vitória do início ao fim para chegar com a moral elevada na final. O goleiro adversário também tem mérito. Fez boas defesas e se livrou de levar mais gols. A bandeirinha também tem méritos pelo Alvinegro não ter ampliado o placar. Ops! Esqueci que eu não comento mais arbitragem.

O meio de campo atleticano ainda sofre com a ausência de um camisa 10 nato. E a zaga ainda bate cabeça. O técnico Leão diz estar satisfeito e ter confiança no time, ele ainda acrescenta que acredita na força do grupo atleticano.

Já a torcida ainda não tem tamanha confiança, mas anda apoiando barbaridade e colocou mais de 30 mil em um jogo praticamente ganho. Também, a possibilidade de ver mais um gol de Tardelli é um grande incentivo. Quem sabe, se realmente der clássico na final, e se o resultado for positivo para o Galo a Massa não muda de idéia e confia mais em seus representantes.


Saudações Atleticanas!


Foto: Globoesporte.com

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Empate quebra seqüência de vitórias do Galo


por Priscila Oliveira

O Atlético empatou em 2 a 2 com o Guaratinguetá, nesta quarta-feira, 15 de abril, no estádio Dario Leite, no interior de São Paulo. A partida foi válida pelo primeiro jogo da segunda fase na Copa do Brasil. O resultado quebrou a seqüência de vitórias do Alvinegro.

De cara, o Atlético saiu em desvantagem, o gol do adversário nos primeiros minutos, assustou o time. Que ainda continuou assustado com o volume de ataque do
Guaratinguetá. Como a equipe do Galo dá espaço para o adversário jogar, meu Deus!

Enquanto lá atrás, o goleiro Juninho salvava equipe de levar mais gols, meio atrapalhado, diga-se de passagem. O time não conseguia chegar bem ao ataque, com pouco mais de 30 minutos de bola rolando, o Atlético não havia chutado nenhuma vez ao gol.

Ainda bem que temos Diego Tardelli. A estrela dele não para mesmo de brilhar. Arrancou um empate. Se for ou não pênalti não cabe discutir aqui, o fato e que a ocasião faz o ladrão. Se buscar jogo, insistir na jogada as coisas acontecem.

Por alguns anos, o Alvinegro não teve time que empolgasse e, como disse bem o locutor Mario Henrique, apos 10 anos o Galo conseguiu um atacante. O ultimo foi Guilherme. De lá pra cá, só os goleiros se destacavam na Cidade do Galo.

Agora que Kalil e Leão tentam montar um time que seja competitivo, que empolgue a torcida e que temos um homem gol, falta, principalmente, um arqueiro que mereça estar com a numero 1 do Atlético. Junto a isso, mais dois zagueiros de alto nível e o time passará mais confiança. Se vai ter ou não capital para estas contratações, como dirá alguns, eu não sei. Mas, todo dia e anunciado um novo reforço no Clube e nada de goleiro e zagueiro.

Disse em outra oportunidade e repito. Não é porque o Galo ganha de goleada que e o melhor time do mundo e nem quando empata com o Guaratinguetá, rebaixado no paulistão, que vai ser o pior.

É preciso encarar como um sinal de alerta. De um lado, para que os torcedores não se iludam novamente e, de outro, para que os que mandam e comandam o Galo notar que há muito a ser feito. Campeonato Brasileiro vem ai.

Sigo sem comentar sobre arbitragem.

No jogo de volta, uma vitória simples e empates em 0 a 0 e 1 a 1 dá Galo, empates acima disso e, claro, derrotas, o Alvinegro estará fora da competição.

No papel temos time para avançar. Vamos ver dentro das quatro linhas.

Saudações Atleticanas!!!

Foto: Globoesporte.com

segunda-feira, 13 de abril de 2009

O suficiente para vencer

A dupla de atacantes do Galo, Éder Luís e Diego Tardelli, lidera a artilharia.>>>


por Priscila Oliveira

O time do Galo não atuou tão bem como contra o Uberaba, na última quarta-feira, mas foi o suficiente para conquistar a 10ª vitória consecutiva e colocar o pezinho na final do Campeonato Mineiro 2009.

O Atlético aplicou 2 a 0 no Rio Branco, no 1º jogo da semi-final, neste domingo, 12 de abril, no Mineirão.

No domingo de Páscoa, a torcida, para não perder o costume, fez a festa nas arquibancadas. Em campo, o Alvinegro correspondeu e confirmou o favoritismo.

O adversário não foi uma presa tão fácil. A etapa inicial foi do Atlético. Aos 23 minutos, Juninho em reposição de bola, fez o lançamento, sobrou para Tardelli que não perdoou e que abriu o placar. Foi o 15º gol dele no estadual, 18º no ano. No segundo tempo, o Atlético afrouxou as rédeas, deu espaços, deixou o Rio Branco jogar. Assim, o time de Andradas ganhou o meio de campo e chegou com facilidade, e constantemente, ao ataque, mas parou na defesa atleticana que esteve bem.

No melhor momento do Rio Branco na partida, o atacante Éder Luís fez mais um para o Alvinegro, em mais um bom lançamento, desta vez de Júnior. Éder ganhou na velocidade e conseguiu colocar a bola na rede. Galo 2 a 0.

Algumas deficiências voltaram a assombrar o time atleticano como a falta de jogadas pela direita, erros de passe, liberdade para o adversário jogar. O meio de campo enfrentou dificuldades, mas venceu. Chegou à importante marca de 10 vitórias consecutivas.

O destaque na partida não foi nenhum jogador em especial desta, mas sim as jogadas dos gols. Dois lançamentos perfeitos. O primeiro com o goleiro Juninho e, o segundo, com Júnior. Resultado de muito trabalho nos treinos de Leão.

O Atlético tem três baixas para o jogo de volta da semi-final, são eles: Lopes, Márcio Araújo e Júnior. Todos por terem levado o terceiro cartão amarelo.

O Atlético agora muda de foco e segue para o interior de São Paulo, onde enfrenta o Guaratinguetá pela Copa do Brasil.

O time do paulista passa por uma fase conturbada. O ideal seria o Galo aproveitar o mau momento do adversário, vencer por, no mínimo dois gols, e eliminar o jogo de volta.

Saudações Atleticanas.

FOTO: site do Atlético

quinta-feira, 9 de abril de 2009

"Vibe" positiva Alvinegra


por Priscila Oliveira

A Massa, conhecida por incentivar e ser o 12º jogador do time agora é embalada e contagiada por este.
O Atlético ignorou o regulamento que o beneficiava e goleou por 6 a 0 o Uberaba, nesta quarta-feira, no Mineirão. A partida que foi válida pelo 2º jogo das quartas-de-final, confirmou o Alvinegro na próxima fase do Mineiro. Com o resultado, o Galo completa 9 jogos de invecibilidade.

Mais de 40 mil torcedores no Gigante da Pampulha viram Éder Luís abrir o placar logo aos 2 minutos do 1º tempo, viram Lopes marcar o primeiro gol com a camisa do Galo, viram Diego Tardelli fazer três gols em uma única partida pela primeira vez na carreira e viram a grande festa na arquibancada. Desta vez, a energia partiu de dentro do campo, fazendo um caminho inverso do habitual. A alegria do futebol apresentado e a luta, mesmo goleando, contagiaram a Massa. É a "vibe" positiva Alvinegra solta pelo ar.

O time evolui a cada partida. Claro que a prova dessa evolução será comprovada mesmo no Campeonato Brasileiro. Mas, o grupo está cada vez mais unido, mais bem treinado e com mais vontade.

O meia Lopes parece que reencontrou o futebol e foi um dos melhores em campo. Tomara que mantenha o nível.

Além dos gols e da artilharia, Tardelli chama a atenção pelas importantes assistências aos companheiros. Ele está sempre atento e demonstra inteligência e visão de jogo.

O outro setor que merece destaque é a defesa atleticana. Depois da volta do xerife Marcos, a zaga se tornou mais regular, se fortaleceu e quem se deu bem com isso foi o goleiro Juninho que acaba sendo mais preservado, menos exposto a erros. Mas, o time ainda precisa de outro goleiro, reafirmo.

O grupo como um todo no Campeonato Mineiro tem um bom rendimento. Para o Brasileiro teremos os jogadores contratados que ainda não entraram em campo: Alessandro, Élder Granja e Fabiano, além de reforços que a diretoria afirma estudar.

Acho que a previsão é, realmente, de dias melhores.

A sintonia Leão, Kalil e torcida combinam, não restam dúvidas. A seriedade, o trabalho e o planejamento caminham junto com esta dupla.

Saudações Atleticanas!!!

FOTO: CAM