quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Atlético vence mais uma na Libertadores e mantém liderança


por Priscila Oliveira

O Atlético venceu por 1 a 0 o Independiente Del Valle nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, na Arena Independência. A partida foi válida pela 2ª rodada do Grupo 5 da Fase de Grupos da Copa Bridgestone Libertadores da América 2016. Segunda vitória consecutiva, seis pontos na caixinha e manutenção da liderança, com dois pontos a mais que o vice-líder Colo-colo.

Na estreia do Alvinegro em casa, a Massa fez uma linda festa com a primeira rua de fogo do ano e com um mosaico na arquibancada que mandou o recado para a América “Aqui é Galo”! E, fez-se o clima de Libertadores. A expectativa é diferente, a atmosfera é diferente e a única coisa que permanece igual é o amor pelo Galo e a celebração do “ser Atleticano”, no grito, no canto, na camisa da sorte, no mantra, na superstição, na promessa e na fé.

O time entrou em campo na mesma sintonia e precisou de apenas três minutos para abrir o placar com o argentino Lucas Pratto. O lateral-direito Marcos Rocha cruzou pela direita e o atacante, com a grife argentina e a raça do Galo, fez de “espora” o gol da vitória.

O 1º tempo atleticano foi impecável. Volume de jogo, concentração e pressão. O Atlético chegou a ter 71% de posse de bola. Um pouco mais de pontaria e, já na etapa inicial, seria possível um placar menos modesto.

No dia da estreia de Robinho com a camisa atleticana, o brilho foi de Cazares (estreante em competição oficial) que infernizou a defesa adversária e, tão cedo, caiu nas graças da Massa. Por ironia, o primeiro saiu aplaudido e o segundo entrou sob vaias de parte bem pequena da torcida, direcionadas ao técnico Aguirre por ter tirado um dos melhores jogadores em campo até ali. Atitude feia dos poucos que se esqueceram que, com a bola rolando, o apoio deve ser total. O técnico errou mesmo, mas é muito cedo para cobranças maiores ao uruguaio.

Se Luan e Patric não estavam nos melhores dias, tem um cara aí nesse time que é carioca, mas trabalhou calado igual ao mineirinho e foi o equilíbrio do time. É preciso respeitar o Rafael. O dono da camisa 5 foi o rei do passe certo (76, precisamente). Um jogador que joga para o time e não para aparecer. Erazo foi outra grata surpresa. Parece que nasceu jogando ao lado de Leonardo Silva, o capitão que nunca cai de produção. Marcos Rocha também começou 2016 com força total.

É bom não falar muito de arbitragem, mas ela foi bem questionável. Faltou critério na distribuição do cartão amarelo nas faltas e laterais invertidos. Defendo sempre que isso, repetidas vezes, enerva os jogadores em campo. Faltou também vergonha na cara por não ter peito para marcar o pênalti legítimo no Hyuri, no final do jogo.

Mesmo com a queda de produção do Atlético no 2º tempo, o time conteve as investidas do Independiente, se segurou e assegurou a vitória importante. E é isso o que importa. É Libertadores, amigos! Quer vida fácil? Então, meu caro, nem o Galo e nem a Libertadores são pra você. É preciso respeitar a competição e o adversário, que neste caso, também teve mérito. Soube se impor na casa do Galo quando percebeu o ritmo e a pressão diminuírem. Não existe time bobo nessa competição. Bobo é quem cai na pilha do adversário e vaia jogador e treinador.

O Atlético precisa de quem empurra e canta. Se não estiver disposto, não precisa estar na arquibancada. Em casa, é mais confortável criticar. Os erros aconteceram e é preciso admitir, principalmente, por parte do treinador. Mas, são totalmente passíveis de serem solucionados com a equipe e o investimento que foi feito neste ano.

O momento é de apoio total! Como foi na Libertadores de 13. Viva intensamente a Libertadores e não arrependerás! Faltam 12! #ObsessãoLibertadores #VamuGalo

Saudações Atleticanas!!!

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Atlético goleia e segue líder


por Priscila Oliveira

O Atlético goleou por 5 a 1 o Boa Esporte, neste domingo, 21 de fevereiro, na Arena Independência. A partida foi válida pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro. Com a vitória, o Alvinegro somou 10 pontos e segue na liderança da competição.

O Atlético foi com um time misto enfrentar o Boa. Aguirre montou um time com apenas três titulares e reservas B e C do grupo, pode-se dizer assim. Mas, o entrosamento que se viu em campo, nem pareceu que era um “apanhado” de jogadores. E, assim, o Alvinegro fez o que se espera de um time com a qualidade e as condições de trabalho que tem diante de um adversário humilde. Com todo o respeito, mandou no jogo, venceu com folga e segue líder e invicto.  Foi um passeio em campo, que Robinho assistiu no camarote do Horto.

O volante Júnior Urso chegou esta semana ao Clube, já foi pro jogo e teve uma estreia digna com bom futebol. Após cobrança de escanteio de Dodô, o Urso cabeceou para gol e para abriu o placar. Atlético 1 x 0. O time alvinegro era só pressão e cinco minutos depois, o atacante Pablo cruzou para Eduardo fazer Atlético 2 a 0. O Galo seguiu melhor, com o atacante Henrique abusando e desperdiçando algumas chances. Pablo e Henrique infernizaram a defesa do adversário. No segundo tempo, Henrique deu lugar para Hyuri e não foi diferente. Hyuri, que convence e se reafirma a cada jogo. Luan também entrou no lugar de Rafael Carioca e aí já é possível imaginar a correria que virou a partida. Aos 15 minutos do 2º tempo, com apenas cinco minutos em campo, Luan sofreu pênalti, cobrou, e fez Atlético 3 a 0. Foi o primeiro gol dele na temporada. Só dava Galo, mas num vacilo na marcação, o adversário encontrou o gol aos 33 minutos. Foi o primeiro gol sofrido do Atlético no campeonato mineiro. Aos 42, Pablo fez mais uma ótima jogada pela esquerda e deu um passe na medida para Dodô fazer Atlético 4 a 1. Aos 44 minutos, Luan recebeu um passe primoroso de Hyuri para fazer o segundo dele e o quinto do Galo. Atlético 5 a 1.

Mais importante que a goleada foi ver a bela apresentação de Henrique e Pablo. Acredito que uma das principais funções do campeonato estadual seja essa mesma, revelar talentos. É muito cedo para maiores conclusões e os jovens ainda não devem ter maiores cobranças. A única preocupação deles deve ser jogar futebol sem pressão, como foi hoje.

O próximo adversário do Galo, pelo Mineiro, é a URT, em Patos de Minas. Antes disso, o Atlético recebe o Independente Del Vale na próxima quarta-feira, 24 de fevereiro, em partida válida pela Fase de Grupos da Libertadores da América. Que a goelada contagie o time e o conduza a nova vitória, amém!


Saudações Atleticanas!!!


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Galo estreia com vitória na Libertadores 2016

Para altitude, atitude!


por Priscila Oliveira

O Atlético venceu por 2 a 1 o Melgar nessa quarta-feira, 17 de fevereiro, no estádio Monumental da Universidad Nacional de San Augustín - Unsa, cidade de Arequipa, no Peru. A partida foi válida pela primeira rodada da Fase de Grupos da Copa Bridgestone Libertadores da América.

E começou para o Galo a competição mais legal do continente. A Libertadores que, pelo quarto ano consecutivo, é a principal obsessão do Atleticano. E a estreia foi de Galo! Vitória de virada em jogo fora de casa.

Para altitude de Arequipa, inteligência. Para o placar adverso, atitude e raça para virar o placar. E, para deixar tudo mais bonito, dois golaços. Foi assim que o Atlético conquistou os primeiros três pontos. O jogo teve todos os ingredientes que se espera nessa disputa: dedicação, entrega e muita luta.

Para vencer o Dominó, como é chamado o time do Melgar, por usar as mesmas cores desse tipo de jogo no seu país, vermelho e preto (no Brasil, geralmente, é branco e preto), o Atlético só precisou encaixar duas peças principais e “bater o jogo”.

O gol contra, logo aos 13 minutos, foi uma infelicidade. O zagueiro Leonardo Silva conseguiu tirar a bola em cima da linha, mas ela rumou para o canto direito do gol e não teve tempo para nova defesa. Apenas blefe do tal Dominó, já que não tinha outra peça para encaixar, passou a vez. O Atlético agradeceu, seguiu melhor e, sete minutos depois, deixou tudo igual no placar. A peça 5 do Galo encaixou! O volante Rafael Carioca arriscou um chute à distância e bola entrou lindamente no canto esquerdo do gol. Um verdadeiro golaço! Com volume de jogo e bons ataques, a virada atleticana veio ainda no 1º tempo. Depois de desperdiçar duas grandes chances de gol, a peça 29, que só existe no jogo alvinegro, também encaixou. Aos 38 minutos, Patric recebeu um bolão de Luan, driblou o goleiro, tirou o zagueiro da jogada, para fazer o gol e decretar a virada. A bola entrou suave na casinha para a alegria da Massa. Atlético 2 a 1.


Por fim, o Alvinegro encaixou as demais peças, seus jogadores fizeram bem as funções que lhe cabiam. Na etapa final, o time alvinegro diminuiu o ritmo e viu o adversário tentar uma reação. Mas, soube administrar o resultado favorável e voltar pra Minas, com os três pontos na bagagem.

Noite de Patric, de Rafael Carioca, de Victor, com boas defesas, mas também do bom e velho lateral-direito do Galo, Marcos Rocha, como uma atuação sem retoque, como há muito não se via. Marcos foi eficiente no desarme e cruzamentos, além dos bons passes. Enfim, uma noite de Galo modo Libertadores! Seriedade, foco e vontade de vencer. Bela apresentação da equipe. E,  olha, ainda teve muito jogador bom de bola que não jogou. Por isso, as expectativas para os próximos confrontos são as melhores.

O primeiro desafio já foi. Um passo de cada vez e sempre. Faltam 13!
#ObsessãoLibertadores #VamuGalo

Saudações Atleticanas!!!



domingo, 14 de fevereiro de 2016

Com time alternativo, Atlético empata em Divinópolis

Utilizando um time alternativo em função da proximidade da estreia na Copa Libertadores, que acontecerá na próxima quarta-feira, no Peru, o Atlético empatou sem gols com o Guarani, na tarde deste sábado (13/2), no Estádio Farião, em Divinópolis. Com a igualdade, o Atlético chegou a sete pontos e segue na liderança do Estadual. Na próxima rodada, o adversário será o Boa Esporte, no próximo domingo (21/2), às 17h, na Arena Independência.

O JOGO
O time da casa teve a primeira chance aos nove minutos e Giovanni fez boa defesa, mas a arbitragem já havia assinalado impedimento. No minuto seguinte, Henrique sofreu falta na intermediária, Dodô levantou a bola na área e a defesa do Guarani afastou o perigo. O jogo seguiu bastante truncado e sem chances claras de gol.

Aos 29 minutos, Carlos César cruzou pela direita e o zagueiro conseguiu cortar. Em seguida, Mansur estava em posição legal quando recebeu bom lançamento de Edcarlos pela esquerda, mas a arbitragem se equivocou ao assinalar impedimento do lateral atleticano.

Dodô sofreu falta na intermediária pela esquerda, aos 37 minutos. Ele mesmo fez o levantamento para a grande área e o goleiro saiu de soco para interceptar. O Galo passou a pressionar nos minutos finais e quase abriu o placar aos 42 minutos, em lance no qual Dodô tomou a bola no ataque e finalizou para a defesa de Leandro.

Aos 45, em ótima jogada na entrada da área, Dodô aplicou um chapéu em seu marcador, tabelo com Henrique e concluiu para fora. Já nos acréscimos, Mansur tentou invadir a área em velocidade pela esquerda, mas foi desarmado.

SEGUNDO TEMPO
O técnico Diego Aguirre manteve a equipe para a etapa final, que teve o time da casa conseguindo a primeira oportunidade. A conclusão, no entanto, saiu fraca, nas mãos de Giovanni. Pouco antes, o goleiro Leandro errou o domínio de uma bola recuada e quase complicou a equipe de Divinópolis.

Aos 12 minutos, Dodô cobrou escanteio pela direita e Erazo conseguiu o desvio, mas a bola sobrou para o defensor do Guarani. O Atlético chegou com perigo na jogada de Pablo e Lucas Cândido pela esquerda, mas a finalização de Gabriel foi para fora. Logo depois, Giovanni fez grande defesa para evitar o gol de Jonathan.

Mansur fez boa jogada pela esquerda, aos 36 minutos, e conseguiu escanteio. Ele mesmo cobrou e Edcarlos cabeceou para fora. Antes da cobrança, Aguirre substituiu Henrique por Yago.
Aos 43, Dodô cobrou escanteio pela esquerda e Edcarlos cabeceou para fora. A partida seguiu até o apito final sem outras oportunidades de gol.


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Com gol e assistência de Léo Silva, Galo vence e é líder do Mineiro

por Priscila Oliveira


Pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro, o Atlético venceu por 2 a 0 a Caldense na quarta-feira, 10 de fevereiro, na Arena Independência Com a vitória, o time somou seis pontos e assumiu a liderança da competição, com três gols de saldo.

A equipe atleticana fez uma ótima apresentação com pressão, volume de jogo e conseguiu a merecida vitória. O destaque foi, novamente, o zagueiro Leonardo Silva. O capitão Atleticano está igual a vinho, “quanto mais velho, melhor”. Além das firmes atuações na defesa e de comandar os companheiros, Leo fez o primeiro gol e, ainda, deu assistência para o segundo. Ele abriu o placar aos 42’ do 1º tempo. Depois da cobrança de escanteio de Dodô, pela direita, Léo subiu mais que a zaga e cabeceou no canto direito do goleiro. Atlético 1 a 0. Foi o 27º gol do zagueiro com a camisa do Galo (contando o gol feito da Florida Cup).

E, foi também da cabeça do capitão que nasceu o segundo gol atleticano. Numa jogada que lembrou àquelas do Galo de 2013, o goleiro Victor lançou para Leonardo Silva desviar de cabeça para Pratto arrematar para o gol. Atlético 2 x 0. Pratto desencantou! Desde agosto, o argentino não fazia gol de bola rolando. Vive lutando sozinho no ataque, buscando jogo o tempo todo e, finalmente, recebeu uma boa assistência para fazer o primeiro gol dele no ano. Se há algum fator psicológico no jejum de gols, como apontam alguns, Pratto desencantou no momento certo, já que na semana que vem começa a Libertadores para o Galo.

Vale citar a boa atuação do jovem atacante Hyuri. Ele entrou no lugar de Dodô na etapa final e movimentou o ataque atleticano.


Saudações Atleticanas!!


domingo, 7 de fevereiro de 2016

Copa da Primeira Liga: Atlético perde em Florianópolis


Em partida válida pela 2ª rodada da fase classificatória da Copa da Primeira Liga, o Atlético perdeu por 2 a 1 para o Figueirense, neste domingo (07.02), no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O gol atleticano foi marcado por Eduardo.

Na próxima rodada da Copa da Primeira Liga, dia 2 de março, o adversário será o América.
O Atlético volta a campo na próxima quarta-feira pra enfrentar a Caldense, na Arena Independência, pelo Campeonato Mineiro.

O JOGO
Atuando com o uniforme número dois, todo branco, o Galo teve a primeira chance no cruzamento de Dátolo em cobrança de falta e a defesa catarinense afastou o perigo. Aos sete minutos, Patric avançou pela direita e foi desarmado na entrada da área.

O time da casa ameaçou em cobrança de escanteio pela direita e Victor fez boa defesa no cabeceio de Guilherme Queiroz. No lance, a bola ainda acertou o travessão após o desvio do arqueiro atleticano.

Luan arriscou de fora da área, aos onze minutos, e Gatito Fernández fez a defesa. Em seguida, Guilherme Queiroz chutou, a bola pegou no braço de Edcarlos e o árbitro marcou pênalti. Dudu fez a cobrança e abriu o placar para o Figueirense.

O Atlético tentou reagir em nova cobrança de falta de Dátolo, mas a defesa levou a melhor na jogada depois do desvio de Patric. Depois de uma sequência de escanteios, o Galo quase empatou com Luan, de cabeça, mas a bola saiu por cima do gol.

O Atlético passou a pressionar. Aos 23, Hyuri recebeu cruzamento de Mansur pela esquerda e cabeceou sobre o gol. Quatro minutos mais tarde, Pablo cruzou pela direita e Hyuri marcou de cabeça, lance anulado pela arbitragem, que assinalou o impedimento de Hyuri.

Em novo ataque atleticano, Patric cruzou pela direita e Dátolo ajeitou com o peito para Eduardo, mas o volante não acabou não entendendo a jogada. Aos 37, Dátolo cobrou escanteio pela direita e Eduardo cabeceou para empatar o jogo: 1 x 1.

O Galo seguiu no ataque e levou perigo em cruzamento pela direita, cortado pela zaga catarinense. Aos 42, Mansur arriscou de longa distância e o goleiro fez a defesa parcial. No rebote, a bola retornou para Mansur, que foi desarmado.

Mansur fez novo cruzamento pelo lado esquerdo do ataque e a defesa do Figueirense fez o corte antes da chegada de Dátolo. Aos 43, Hyuri cruzou pela esquerda e a bola sobrou para Patric chutar colocado, rente à trave.

SEGUNDO TEMPO
O Atlético retornou do intervalo com Dodô no lugar de Pablo e foi logo mandando uma bola no travessão, com Eduardo. Em seguida, Victor saiu bem do gol para cortar cruzamento pela direita do ataque catarinense.

Aos nove minutos, Daniel Esteves marcou o segundo gol do Figueirense. O Galo tentou a reação em cobrança de falta de Dátolo para a grande área e a defesa conseguiu fazer o corte.

Aos 19 minutos, Luan arriscou de fora da área e a bola saiu à direita do gol. Dois minutos depois, Dudu perdeu boa chance para o time da casa, concluindo por cima do gol. Aos 22, Luan cruzou com perigo pela direita e a bola acabou nas mãos do goleiro.

Dátolo foi substituído por Henrique aos 27 minutos. O Atlético quase empatou depois do cruzamento de Patric pela esquerda, após boa tabela com Dodô, mas a bola atravessou a pequena área. Aos 32, Dodô cobrou falta na área para o corte da zaga.

Aos 40 minutos, Hyuri recebeu bom passe de Eduardo e concluiu de primeira, exigindo boa defesa do goleiro. O Galo ainda tentou na enfiada de bola de Luan para Hyuri, interceptada pelo goleiro, e na finalização de Hyuri, por cima do gol.



segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Com gol de Leonardo Silva, Atlético vence na estreia do Mineiro


por Priscila Oliveira 

Com gol de Leonardo Silva no final da partida, Atlético vence por 1 a 0 o Uberlândia na estreia do Campeonato Mineiro e inicia a luta pelo bicampeonato. A partida aconteceu no estádio Parque do Sabiá, neste domingo, 31 de janeiro. O gol do capital foi aos 42 minutos do 2º tempo, após o velho e bom latereio do Marcos Rocha. 

Dever de casa cumprido! O Alvinegro venceu e conseguiu os três primeiros pontos da competição. O futebol apresentado pelo time em campo ainda não é o que se espera para as importantes competições deste ano, mas há grande expectativa de melhora com a volta de Luan, que hoje é a alma do time atleticano e quando os reforços equatorianos, Erazo e Juan Cazares tiverem os registros regularizados. Isso sem contar que ainda pode chegar gente nova, pós-venda de Jemerson e Giovanni Augusto. 

Mas alguns torcedores atleticanos, e espera-se que a minoria, não estão com muita paciência e, nessa ansiedade, acabam exagerando na cobrança. A falta de ritmo no início de temporada é a coisa mais normal do mundo. Aquele jogo contra o Schalke 04, onde o time nem parecia estar em início de temporada, foi exceção. Certamente pela motivação extra do amistoso internacional. 

A equipe atleticana está de técnico novo, outra filosofia sendo implantada e assimilada. Devagar aí com a corneta, gente! Daqui a pouco, os mesmo que pediram “Fora Levir”, vão querer a cabeça do Diego Aguirre. 

E Campeonato mineiro é sempre aquela de história do time do interior fechado, preocupado com a defesa e tentando achar um gol lá na frente. E não foi diferente nesta partida. Apesar dos erros de passe, principalmente, do tempo de bola, o que se viu foram os jogadores do Galo pressionando e buscando jogo a todo momento. Um dos mais criticados foi Lucas Pratto, por causa dos gols perdidos. Parece que não viram o argentino lutando sozinho, buscando jogo quando a bola não chegava. Aí sim vale uma reflexão apropriada para o âmbito da presidência: -Novamente, o time do Atlético vai para um novo ciclo de disputas sem um meia de ofício, criativo? Se realmente, for mesmo isso, o trabalho de Aguirre será ainda maior. Se eu fosse o presidente do Galo, aproveitaria a dinheiro que entrou na caixinha com as últimas negociações para resolver de vez este problema. #AvanteGalo

Saudações Atleticanas!!!