sexta-feira, 3 de maio de 2013

Galo joga sério e, de virada, vence o São Paulo no Morumbi


por Priscila Oliveira


Ronaldinho Gaúcho Diego Tardelli gol Atlético-MG jogo São Paulo (Foto: AFP)

Foi a 1ª disputa entre mineiros e paulistas nas Oitavas-de-final da Copa Bridgestone Libertadores da América 2013 e deu Galo. Foi em 02 de maio, quinta-feira, no estádio do Morumbi.  O Atlético venceu por 2 a 1, de virada, o ‘soberano’ São Paulo, time copeiro, de tradição e sinônimo de força na Libertadores. Não nessa edição!

A partida era para ter sido mais fácil, mas, foi mais Galo. Com muita luta, com raça de sempre, sobretudo com inteligência. Como bem disse Rogério Ceni, goleiro do adversário, ‘quando joga sério é isso aí’! Perfeita a análise do arqueiro.

Até poderia ter sido diferente o desfecho da história e desfavorável para o Galo. Sorte que a equipe atleticana se ligou na partida a tempo. O tricolor foi pra cima do Alvinegro desde o primeiro minuto. Acuado, O time do Galo não conseguiu impor o seu jogo devido á forte marcação paulista. Ao adversário bastou um ataque para sair na frente do placar. Foi logo aos 9 minutos de jogo em uma falha do sistema defensivo atleticano inteiro. O Atlético estava estranho até então. Chegou a passar a ligeira impressão de querer mais ‘jogar duro’, no sentido de ‘bater’, a jogar bola. Deve ter sido o nervosismo por não conseguir jogar.

Depois do gol, o São Paulo continuou em cima, tinha o domínio do meio de campo e teve, exatamente, duas chances seguidas e claríssimas de ampliar o placar e, talvez, matar o jogo. Não aproveitou! Tais chances despertaram o Atlético na partida e foi a vez dos mineiros pressionarem. À partir dos 17 minutos de partida, aproximadamente, o Alvinegro começou a ser mais incisivo e a aparecer com mais qualidade ao ataque, sempre com o atacante Diego Tardelli. Ou com Ronaldinho Gaúcho em duas cobranças de falta. O Atlético apareceu e o nervosismo mudou de lado. De repente, se viu um zagueiro campeão de Copa do Mundo, o Lúcio, perder a cabeça e dar uma entrada violenta no meia Bernard. Lúcio já tinha cartão amarelo, levou o segundo e foi expulso aos 35 minutos do 1º tempo. E, tudo que o Galo fez depois disso, para muitos, foi por causa dessa expulsão e a história se torna cheia de ‘se’. Entre tantos ‘se’, fato é que no momento da expulsão de Lúcio, quem aparecia mais no jogo e tentava ganhar mais espaço era o Atlético.

Depois disso, mais três bons ataques do Galo e um escanteio. Bernard foi para a cobrança do tiro de canto que encontrou a cabeça de Ronaldinho na área. Sem o zagueiro Lúcio na área, Ronaldinho subiu sozinho para fazer de cabeça o gol do Galo. O craque comemorou muito gritando “Aqui é Galo” com a torcida! Foi assim, que Ronaldinho Galúcho calou um Morumbi inteiro que, até então, não havia parado um minuto de cantar. Ao fundo foi possível ouvir a Massa (minoria, cerca de três mil torcedores em 57 mil e 401 presentes) cantar o hino do Galo. Isso aconteceu aos 41 minutos do 1º tempo. À partir daí, foi tocar a bola para o tempo passar.

Como o volante Leandro Donizette havia levado cartão amarelo e o árbitro poderia ser rigoroso demais ou querer igualar o número de jogadores das equipes em campo, o técnico Cuca optou por substituí-lo. Na volta para o 2º tempo, o volante Josué foi para o jogo. Ponto para o treinador!

Com o empate, e com o tricolor na obrigação de tentar sair para desempatar, o Atlético finalmente impôs o seu jogo. Trocou passes atraindo o adversário ao erro ou como se esperasse a hora certa de dar o golpe fatal. Depois de duas boas chances de marcar, na terceira veio o golpe derradeiro. Aos 15 minutos do 2ºT, Marcos Rocha achou Diego Tardelli na área, e tocou para o atacante fazer o gol da virada e da vitória atleticana. Tardelli e um belo chute de pé-direito. Foi o 80º gol do atacante pelo Galo. Atlético 2 a 1! E, novamente o Morumbi se calou, dessa vez até o final da partida. O São Paulo ainda teve lá a suas chances, mas, lá atrás o Alvinegro estava bem protegido por Réver, Gilberto Silva e Victor. Aliás, duas desconfianças da maioria dos torcedores para esse jogo eram as atuações de Gilberto Silva e Richarlyson. Os dois estiveram muito bem. Mas Leonardo Silva reassume a zaga na 2ª partida das Oitavas.

Dia desses, o Galo enfrentou o São Paulo e perdeu. Ora, era apenas uma forma de escolher o adversário para essa fase da competição. Lembra daquela frase do autor Augusto dos Anjos? 'A mão que afaga é a mesma que apedreja'. Então, foi isso! Faltam 7!

Acima de tudo um placar justo, até então, por tudo o que o Galo fez na primeira fase da competição e pelo jogo inteligente dessa partida, que ainda tem mais 90 minutos de disputa. O jogo de volta será na próxima quarta-feira, dia 8 de maio, no estádio Independência. O Atlético pode até perder por 1 a 0 que se classifica para as quartas-de-final. O placar de 2 a 1 para o time paulista levará a decisão para os pênaltis. Mais um jogão à vista! Dessa vez no Horto. Já sabe neh?!

Avante Galo!!!

Saudações Atleticanas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário