segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Galo passa pela Ponte e segue na luta



por Priscila Oliveira

O Atlético venceu por 2 a 1 a ponte preta no domingo, 25 de outubro, no estádio Independência. A partida foi válida 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo venceu, chegou aos 62 pontos, mas o líder fajuto também ganhou. Então, as coisas vão começar mesmo a ser decididas no domingo que vem, 01 de novembro, no confronto entre Galo e gambá no Horto. Com a vitória, o Atlético se garantiu na Libertadores pelo quarto ano seguido, num 2015 que, só por isso, já é louvável!

E, não venha dizer que jogador é frio o suficiente para entrar em campo com equilíbrio, mesmo sabendo que o time paulista ganhou mais uma e que a diferença de pontos aumentou. Jogador não é máquina. Pela segunda rodada seguida, o Alvinegro jogou depois do líder. Normal, em terra de cbf. Se essa competição fosse séria, ao menos nessa reta final, teria todos os jogos no mesmo horário.  

A postura do time atleticano foi condizente com a de quem ainda luta pelo título, dominou o adversário, teve as melhores chances e venceu. Não vi falta de empenho e nem de raça. Claro que tudo poderia ter sido mais fácil. Vi um time nervoso e com dificuldades em alguns momentos por causa da pressão e até da cobrança que veio de parte da arquibancada, que queria uma goleada. Mas, futebol não é assim uma conta exata onde todas as chances criadas resultam em gol. Se quiser algo do tipo, esqueça o futebol e vai acompanhar outro esporte. O Atlético mesmo já esteve dos dois lados da moeda. Já foi vice-campeão invicto e já conquistou a América tirando uma diferença, para "os de fora" impossível, de dois gols e vencendo nos pênaltis. Portanto, nada dentro das quatro linhas é exato. Por isso, é fascinante.

Por falar em conquista da América, que deixou um lindo legado, deixou também os torcedores mais exigentes. Juro, não tinha dez minutos de bola rolando e um sujeito, ao meu lado, já tinha detonado meio time. Acho, que só Victor escapou daquela boca nervosa. Calma gente! Deu até saudade daquele velho Mineirão, de quando me mudei para BH. Longe de ter saudade de ficar à margem da briga por títulos, disso, prefiro a distância. Mas, sim saudade daquela satisfação de todos estarem ali num domingo à tarde ou numa quarta-feira à noite, por estar, pelo simples prazer de torcer. Nesta época, ainda era “coisa do outro time” vaiar o Atlético.

Enfim, voltando ao jogo... O dia foi homenagem aos 100 jogos de Dátolo (completados contra o Joinville, pela 27ª rodada) e de Jemerson (contra o Inter, pela 30ª). Os gols atleticanos vieram apenas no 2º tempo. O primeiro, veio dos pés do "pura raça" do Luan, aos 6 minutos, que aproveitou o rebote depois do chute de Dátolo para fazer Atlético 1 a 0. Aos 10 minutos, Giovanni Augusto ampliou. Ele aproveitando o cruzamento de Douglas Santos e cabeceou para o gol. Atlético 2 x 0.

Depois de várias chances desperdiçadas pelo Galo, a ponte conseguiu criar alguma coisa e descontou aos 47 minutos. E, logo em seguida, fez o Atleticano quase enfartar, numa jogada em que só restou Victor e o ex-atleticano Cesinha, cara a cara. E, como é bom ter goleiro. Bendito seja o pé-esquerdo de São Victor que livrou o Galo de um empate injusto. O goleiro atleticano só fez isso no jogo. Isso tudo!

Entre os jogadores atleticanos pendurados com cartão amarelo, o time teve apenas uma baixa, porém significativa: Jemerson vai desfalcar o Atlético contra o curinthian.

Está complicado, mas o sonho não acabou. Vitória para dar moral no confronto contra o time paulista na próxima rodada. O Horto vai pegar fogo!!!  E a promessa que este público de pouco mais de 13 mil contra a Ponte, dobre no domingo. Que cantem! #Cantemos
#AvanteGalo #EuAcredito

Saudações Atleticanas!!!

Atlético perde em Recife

O Galo não repetiu as últimas boas atuações e perdeu por 4 a 1 para o Sport, neste domingo, na Ilha do Retiro, em Recife. A partida foi válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O gol alvinegro foi marcado por Thiago Ribeiro, em cobrança de pênalti sofrido por Patric. O Atlético permaneceu na vice-liderança da competição, com 59 pontos, agora oito pontos a menos que o líder Corinthians. Na próxima rodada, o adversário será a Ponte Preta, às 19h30 de domingo, na Arena Independência, em Belo Horizonte.

O JOGO – O time da casa abriu o placar aos seis minutos, com Mathus Ferraz. Aos 18, Carlos cometeu falta no meio-campo, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Quatro minutos depois da expulsão, Diego Souza ampliou para o Sport, que também fez o terceiro gol aos 26 minutos, com Élber.

O Galo tentou diminuir ainda na etapa inicial, mas Lucas Pratto passou da bola no cruzamento rasteiro de Patric.
O Atlético voltou para o segundo tempo com Josué no lugar de Douglas Santos. Aos oito minutos, Maikon Leite fez o quarto gol pernambucano.

Aos 17 minutos, Lucas Pratto e Giovanni Augusto foram substituídos por Thiago Ribeiro e Cardenas, respectivamente.

O Galo teve chance de diminuir no chute de fora da área de Rafael Carioca, mas a bola saiu à esquerda do gol.
Aos 37, Patric sofreu pênalti, Thiago Ribeiro fez a cobrança no canto esquerdo do goleiro e diminuiu o placar para o Atlético.

Aos 42, Patric exigiu boa defesa do goleiro Danilo Fernandes em finalização de fora da área.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Galo vence saci e segue na caça ao líder



por Priscila Oliveira

O Atlético venceu por 2 a 1 o internacional na quarta-feira, 14 de outubro, no estádio Independência. A partida foi válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Alvinegro chegou aos 59 pontos e segue na caça ao líder. Antes da rodada terminar, a diferença havia caído para dois pontos. A Massa ligou os secadores no jogo entre Goiás x curinthians (em 15/10), mas não adiantou e a diferença de cinco pontos foi mantida.

Os Atleticanos ainda não jogaram a toalha e mantêm a esperança do título. E, se algum jogou, já pode a ter recolhido depois do jogo contra o inter. Os jogadores estavam com “‘sangue nos olhos”. Talvez, até mesmo por isso, o placar da vitória não foi maior. É que a ansiedade em marcar, atrapalhou um pouco.

Os jogadores alvinegros se jogaram ao ataque, sem medo de ser feliz e abusaram do direito de perder gols. Antes de o árbitro marcar o pênalti legítimo em favor do Atlético (o jogador adversário meteu a mãozona na bola dentro da área), foram quatro chances, claríssimas de gols, desperdiçadas. Aos 16 minutos, pênalti marcado, Lucas Pratto na cobrança e gol certo. Como bate bem “penal” este argentino. Atlético 1 a 0. No jogo todo, foram 18 finalizações do Galo contra seis do saci colorado.

O Alvinegro dominou o jogo com quase 56% de posse de bola. O time alvinegro era tão ofensivo, que durante toda a partida levou lá seus sustinhos na parte defensiva. Em um deles uma falha na marcação e o gol de empate do colorado, aos 38 do 1º tempo. Nos outros sustos, o goleiro Victor foi soberano, e se destacou com grandes defesas.

Aos 24 minutos, o coração do atleticano já estava na mão, quando Marcos Rocha aproveitou o rebote do goleiro e chutou seco para fazer Atlético 2 a 1. A Massa foi à loucura. Foi o típico jogo de Galo com alívio, sofrimento e vitória. É assim mesmo que dá certo no final!

Mais uma vez, o time lutou muito pela vitória e alcançou o objetivo. Além de Victor, quem também se destacou foi Luan. Em campo, aquela disposição de sempre, o legítimo torcedor jogador em campo. O cara acredita em todas as jogadas do ataque, e ainda volta para marcar, e bem, sem falta. Só o dono do apito que viu falta de Luan, ainda mais para cartão amarelo. Foi o terceiro dele, que está fora do próximo jogo contra o Sport no domingo, 18/10. Grande atuação do menino maluquinho do Galo. Ao sair de campo, mais uma declaração emocionada. Abre aspas: - Até fico emocionado, porque a gente está se unindo a cada jogo. Essa garra vem na hora que penso na minha avó e na minha filha. Até tomei o terceiro cartão, brinquei com o juiz que poderia me tirar do jogo contra o Sport, mas valeu pela garra. Aqui é Galo!, falou o jogador.

Ainda teve Douglas Santos, deixando o campo com câimbras, tamanha a entrega.  Este é o espírito! Douglas foi o jogador que mais desarmou e o segundo que mais deu passe certo.

Aqui é Galo! Aqui é #EuAcredito
Avante Galo!

Saudações atleticanas!

domingo, 4 de outubro de 2015

Lucas Pratto comanda goleada atleticana


por Priscila Oliveira

O Atlético goleou por 3 a 0 o coritiba neste sábado, 3 de outubro, no Couto Pereira. A partida foi válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro segue na vice-liderança com 56 pontos. A vitória atleticana quebrou um tabu de nove anos sem vencer o Coxa na capital paranaense.

Parece que o atacante argentino gosta mesmo é de calar os críticos. Quando começaram a pegar no pé dele pela falta de gols, Lucas Pratto definiu a vitória atleticana no Paraná. Provando que nem só de gols vive um atacante, mas também de assistências e inteligência.

O primeiro gol atleticano, aos 41 minutos do 1º tempo, começou com o argentino. Pela direita, Pratto cruzou para Thiago Ribeiro na área. O atacante disputou a bola com o zagueiro que acabou fazendo o gol contra. Atlético 1 x 0.

Aos 20 minutos do 2º tempo, novamente uma assistência perfeita. Lucas Pratto deu ótimo passe para Giovanni Augusto tocar na saída do goleiro e fazer Atlético 2 x 0.

Rei da assistência na partida, faltava um gol de Pratto para fazer jus a bela atuação da noite. Ele tentou muito e desperdiçou algumas chances. Aos 37 minutos, o argentino sofreu o pênalti, bateu com a categoria que lhe é peculiar e fechou a goleada. Atlético 3 x 1 .

Com a palavra, Lucas Pratto do Galo: “Faltam nove finais e não temos mais margem de erro. Antes do jogo, a gente falou que tinha que começar vencendo aqui. Agora, temos uma semana para descansar, trabalhar duro e enfrentar o Inter em casa, mais um jogo importante”, disse o goleador, referindo-se ao jogo do próximo dia 14/10, no Horto.

Se Pratto comandou o ataque atleticano para a goleada, São Victor também fez a parte dele e garantiu o zero no placar, com três defesas milagrosas.  Santo goleiro!

Vitória maiúscula e importante para continuar sonhando com o título. Os atleticanos presentes no estádio apoiaram os jogadores com o grito de #EuAcredito. E, quem pode duvidar deste Galo? Com mais três pontos conquistados, o Atlético está a quatro pontos do líder, que ainda não jogou nesta rodada. Secadores ligados!

#AvanteGalo #UnidosPeloGalo

Saudações Atleticana!!!