quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Atlético vence mais uma na Libertadores e mantém liderança


por Priscila Oliveira

O Atlético venceu por 1 a 0 o Independiente Del Valle nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, na Arena Independência. A partida foi válida pela 2ª rodada do Grupo 5 da Fase de Grupos da Copa Bridgestone Libertadores da América 2016. Segunda vitória consecutiva, seis pontos na caixinha e manutenção da liderança, com dois pontos a mais que o vice-líder Colo-colo.

Na estreia do Alvinegro em casa, a Massa fez uma linda festa com a primeira rua de fogo do ano e com um mosaico na arquibancada que mandou o recado para a América “Aqui é Galo”! E, fez-se o clima de Libertadores. A expectativa é diferente, a atmosfera é diferente e a única coisa que permanece igual é o amor pelo Galo e a celebração do “ser Atleticano”, no grito, no canto, na camisa da sorte, no mantra, na superstição, na promessa e na fé.

O time entrou em campo na mesma sintonia e precisou de apenas três minutos para abrir o placar com o argentino Lucas Pratto. O lateral-direito Marcos Rocha cruzou pela direita e o atacante, com a grife argentina e a raça do Galo, fez de “espora” o gol da vitória.

O 1º tempo atleticano foi impecável. Volume de jogo, concentração e pressão. O Atlético chegou a ter 71% de posse de bola. Um pouco mais de pontaria e, já na etapa inicial, seria possível um placar menos modesto.

No dia da estreia de Robinho com a camisa atleticana, o brilho foi de Cazares (estreante em competição oficial) que infernizou a defesa adversária e, tão cedo, caiu nas graças da Massa. Por ironia, o primeiro saiu aplaudido e o segundo entrou sob vaias de parte bem pequena da torcida, direcionadas ao técnico Aguirre por ter tirado um dos melhores jogadores em campo até ali. Atitude feia dos poucos que se esqueceram que, com a bola rolando, o apoio deve ser total. O técnico errou mesmo, mas é muito cedo para cobranças maiores ao uruguaio.

Se Luan e Patric não estavam nos melhores dias, tem um cara aí nesse time que é carioca, mas trabalhou calado igual ao mineirinho e foi o equilíbrio do time. É preciso respeitar o Rafael. O dono da camisa 5 foi o rei do passe certo (76, precisamente). Um jogador que joga para o time e não para aparecer. Erazo foi outra grata surpresa. Parece que nasceu jogando ao lado de Leonardo Silva, o capitão que nunca cai de produção. Marcos Rocha também começou 2016 com força total.

É bom não falar muito de arbitragem, mas ela foi bem questionável. Faltou critério na distribuição do cartão amarelo nas faltas e laterais invertidos. Defendo sempre que isso, repetidas vezes, enerva os jogadores em campo. Faltou também vergonha na cara por não ter peito para marcar o pênalti legítimo no Hyuri, no final do jogo.

Mesmo com a queda de produção do Atlético no 2º tempo, o time conteve as investidas do Independiente, se segurou e assegurou a vitória importante. E é isso o que importa. É Libertadores, amigos! Quer vida fácil? Então, meu caro, nem o Galo e nem a Libertadores são pra você. É preciso respeitar a competição e o adversário, que neste caso, também teve mérito. Soube se impor na casa do Galo quando percebeu o ritmo e a pressão diminuírem. Não existe time bobo nessa competição. Bobo é quem cai na pilha do adversário e vaia jogador e treinador.

O Atlético precisa de quem empurra e canta. Se não estiver disposto, não precisa estar na arquibancada. Em casa, é mais confortável criticar. Os erros aconteceram e é preciso admitir, principalmente, por parte do treinador. Mas, são totalmente passíveis de serem solucionados com a equipe e o investimento que foi feito neste ano.

O momento é de apoio total! Como foi na Libertadores de 13. Viva intensamente a Libertadores e não arrependerás! Faltam 12! #ObsessãoLibertadores #VamuGalo

Saudações Atleticanas!!!

2 comentários: