domingo, 27 de junho de 2010

Empate tinhoso


por Priscila Oliveira

No confronto de colonizadores e colonizados um empate "tinhoso". Brasil e Portugal não saíram do 0 a 0. Melhor para a Seleção Brasileira que se classificou em primeiro lugar do grupo e terá um caminho, teoricamente, mais tranqüilo para os jogos decisivos.

Portugal jogou, explicitamente, com o objetivo de se defender e não levar gols. Nas poucas chances que teve o ataque não conseguiu superar nosso trio: Lúcio, Juan e Júlio César. O zagueiro Lúcio não deixou Cristiano Ronaldo jogar. O brasileiro aniquilou o atacante português. Infelizmente, a FIFA deu o prêmio de melhor jogador da partida para Cristiano Ronaldo ao invés de ser para Lúcio.

O Brasil não conseguiu sair da forte marcação portuguesa. Nilmar que entrou no lugar de Robinho, poupado, foi quem mais atacou e perdeu chances. Por falar em Robinho poupado, que idéia foi esta do técnico Dunga? Poupar Robinho? Ele poderia ter sido decisivo. Não é porque a Seleção já estava classificada que a torcida não queria ver espetáculo. Imagina se em 70 Pelé fosse poupado, se em 94 Romário fosse poupado, se em 2002, Ronaldo fosse poupado? Talvez, hoje, não seríamos pentacampeões mundiais.

Os jogadores Daniel Alves e Júlio Batista foram titulares e foram muito bem na partida, mas nada que ameaça os lugares cativos e Elano e Kaká.

A seleção Brasileira segue para os jogos decisivos com um time disciplinado taticamente, que joga com propriedade e com a postura do maior campeão de futebol do mundo. Apesar do time continuar sem aquele brilho que é peculiar a seleção ao longo dos anos, acredito que a seleção não fará feio neste mundial. Está certo que continuamos como um time “manco” porque não temos um lateral-esquerda de verdade. Mas, repito, Michel Bastos, ao menos, ainda, não comprometeu. A consistência da nossa defesa parece contaminar de confiança o resto do time.

O Brasil enfrenta nas oitavas de final o Chile. Nosso adversário vem desfalcado de três jogadores e historicamente é nosso freguês. Porém, todo cuidado é pouco. Não se pode dar bobeira e deixar a zebra aparecer, ainda mais na África.

Avante Brasil!!!

Foto: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário