sábado, 3 de julho de 2010

Já vai Argentina? Alemanha goleia e elimina "los hermanos"



por Priscila Oliveira

Se a partida entre Uruguai x Gana foi a mais mais emocionante da Copa da África até agora, Alemanha e Argentina fizeram o confronto mais previsível.

Também pelas quartas de final, a Alemanha goleou por 4 a 0 a Argentina e segue para a semi final como a grande favorita. Os gols foram de Müller, aos 3 minutos do 1º tempo e, na etapa complementar Klose, ampliou aos 23, Friedrich, aos 29, e novamente, Klose fechou a conta aos 44 minutos.

Todo mundo que entende um pouquinho de futebol já contava com a vitória alemã. Talvez não esperasse que esta fosse de goleada, é verdade.

Foi a vitória da força de um time, de um conjunto, sobre o talento individual.

A Alemanha não fez nada de diferente do jogo contra a Inglaterra, continuou com seu futebol estável e traiçoeiro. O gol, logo no terceiro minuto de jogo era tudo que a Alemanha precisava para impor sua tática de deixar o adversário jogar e até acreditar que pudesse virar o jogo, para que, em contra-ataque fatais, liquidar o inimigo de forma fria, brilhante e "encher o balaio".

A Argentina teve mais posse de bola e até, mais volume de jogo, assim como a maioria dos adversários dos chucrutes, mas não teve força para concluir. Os talentos individuais dos meninos de Maradona não apareceram e, sem eles, a Argentina virou pó. Ainda mais com uma zaga tão frágil e um goleiro fraco.

Com a nítida e assumida maneira de jogar com um futebol simples, de forte marcação e de ter um contra-ataque eficiente, a Alemanha foi impecável no objetivo em que se propôs. Para se ter uma idéia da forte marcação dos bávaros, o primeiro chute a gol do time argentino foi aos 32 minutos do 1º tempo.

Se, do meio pra frente, Schweinsteiger (eleito o melhor em campo pela Fifa), Ozil, Podolski e Klose deram show, lá atrás, o goleiro Neuer foi igualmente brilhante. Fez grandes defesas. O lateral-direito e capitão Lam também é igualmente importante no esquema do time. Por vezes, se encontrou livre para fazer os cruzamentos. A habilidade de Ozil encanta. Uma defesa segura com os zagueiros Mertesacker e Friedrich.

Acredito que faltou à Alemanha jogar mais pela lateral-esquerda com Boateng que acabou substituído por Jansen. O autor do primeiro gol alemão, o jovem Muller, está fora da partida da semi final por ter levado o segundo cartão amarelo. O jogador deixou o campo para a entrada de Trochowski. O substituo de Muller para o próximo jogo ainda é uma incógnita.

Com os dois gols desta partida, Klose somou 14 gols marcados em Copas do Mundo e se igualou a Gerd Muller. Com o feito, o atacante alemão também ultrapassa ninguém menos que Pelé (que tem 12) e fica a um gol de Ronaldo, fenômeno (que tem 15).

A Seleção alemã é única que realmente empolga e encanta e joga o futebol de acordo com a história da camisa.

Segura a Alemanha que eu quero ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário