quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Vitória de Galo para estrear bem na Copa Bridgestone Libertadores da América 2013

por Priscila Oliveira


A estreia na Copa Bridgestone Libertadores 2013 não poderia ser melhor para o Atlético que venceu por 2 a 1 o São Paulo. A partida foi válida pela fase de grupos da competição e realizada no estádio do Independência na noite de quarta-feira, 13 de fevereiro.

E, foi com apenas 13 minutos de bola rolando que o Atlético abriu o placar e protagonizou um lance raro que mostrou que é preciso levar vantagens das regras do futebol. Com sede, Ronaldinho Galucho pediu um pouco de água para o goleiro Rogério Ceni, enquanto isso lá pela lateral-direita, Marcos Rocha aguardava para cobrar o arremesso lateral para o Atlético. A sede era só de gol! Ronaldinho aguardava a bola e recebeu o arremesso de Marcos em posição vantajosa em relação aos zagueiros tricolores, o que não é impedimento, foi até à linha de fundo e cruzou para o atacante Jô completar e fazer Galo 1 a 0. O lance, o gol, levou à torcida ao delírio e o Independência quase veio à baixo.

O jogo marcou a estreia de Diego Tardelli, que mesmo fora do ritmo esteve bem na partida. Se não fosse a ansiedade em marcar logo o gol talvez também tivesse feito o dele ainda na etapa inicial.

O brilhantismo do lance inusitado se equilibrou com a excelente atuação do Atlético no 1º tempo. Senhor do jogo, a equipe atleticana criou mais, atacou mais, desarmou mais e defendeu muito. O São Paulo não deu um chute a gol nesta etapa, embora tentasse impor o seu futebol.

Já na etapa complementar, a partida se equilibrou. O Tricolor paulista voltou para o jogo com uma postura mais ofensiva e tornou tenso e difícil o 2º tempo para os atleticanos. Mas, foi o Atlético quem marcou mais um gol, aos 27 minutos. Mais uma vez ele saiu dos pés de RG10, que foi pela direita até a linha de fundo cruzar para a cabeçada certeira do zagueiro Réver. Se Ronaldinho se destacava lá na frente, lá atrás, o dono da posição mais solitária do futebol não ficou de fora da festa. E, apesar de sofrer um gol, o goleiro Victor protagonizou duas defesas sensacionais para garantir a primeira vitória na Libertadores.

Seria injusto falar de Ronaldinho e Victor como destaques, em um jogo onde o Atlético foi um verdadeiro time. Todos jogaram por todos, para a torcida, pela vitória e para calar a boca de um bocado de gente. Jogadores concentrados na partida, em cada lance, encurralando o time do São Paulo, que jogou muito bem, diga-se de passagem. O que valoriza ainda mais a vitória do Galo.

Como não citar o meia Bernard e o atacante Diego Tardelli que completam o quadrado mágico flutuante do Galo, ao lado de Jô e do Gaúcho? E, para os críticos que se perguntaram como o Alvinegro iria se portar em campo com quatro jogadores que atuam do meio pra frente e que não marcavam; um cala-te boca e uma mostra de que precisam estudar mais o Atlético. Bernard sempre dá um jeito de volta para ajudar na marcação. Tardelli brilhou nos gramados mineiros e voltou pra Minas não só pelos gols que fez mas, por ter consciência de auxiliar os companheiros na marcação. Ok! Vamos aos números: os mais faltosos do Alvinegro foram Tardelli e Ronaldinho com três faltas para cada um, seguido por Bernard com duas infrações. O pequeno notável ainda foi responsável por quatro desarmes, assim como Pierre.

O atacante Jô jogou como nunca antes na história dele no Atlético. Agora ele tem sombra! Como deixar de falar da nossa dupla de volantes Pierre e Donizete, este último sempre tão discreto assim como eficiente. O primeiro, parece mais um jogador torcedor tamanha identificação e raça em campo. Assim como Leonardo Silva, rebatendo tudo lá atrás. É preciso falar da categoria e habilidade do capitão Réver para tirar a bola do adversário.

E o lateral-esquerdo Júnior César que desde o apito inicial pareceu disputar já a final do campeonato. Desde o primeiro toque na bola não quis saber de brincadeira. Vale chutão pra fora sim! Bom, falta apenas citar o lateral-direito igualmente protagonista do primeiro gol alvinegro, Marcos Rocha. Ele jogou muito e tirou a má impressão das duas primeiras atuações do ano. E, ainda o torcedor foi brindado com a entrada do atacante Luan na partida. Como corre este garoto. Promete! O irmão Richarlyson e Alecsandro também foram para o jogo.

Enfim um time unido por um ideal que dá sinais que vai jogar ao lado das regras do futebol e tirar vantagem de cada vírgula! Será que o tal espírito da Libertadores já impregnou o time? 

Contra o tão vencedor da Libertadores - São Paulo, uma vitória e uma atuação para fazer a Massa sonhar novamente. Faltam 13!


Saudações Atleticanas!!!


Foto: Site oficial do Galo

Para registrarCom a vitória sobre o SP, pela Copa Bridgestone Libertadores da América, o Atlético alcançou a marca de um ano e cinco meses (37 jogos) de invencibilidade como mandante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário