quinta-feira, 14 de março de 2013

Na altitude de La Paz, Galo vence mais um pela Libertadores 2013


 A altitude não foi páreo para a vontade do Galo, maior que a do adversário.

por Priscila Oliveira

O Atlético venceu, novamente, por 2 a 1 o The Strongest, na noite de quarta-feira, 13 de março no estádio Hermano Siles, em La Paz na Bolívia. A partida foi válida pela 4ª rodada (Grupo 3) da 1ª fase da Copa Bridgestone Libertadores da América 2013. Desde 2006, o adversário não perdia em seus domínios. Com a vitória o Atlético se mantem invicto, tem a melhor campanha e foi o primeiro time a se classificar para as oitavas-de-final da competição.

Foi um jogo de raça, entrega e doação”, como bem definiu o técnico Cuca ao final da partida. Eu acrescentaria disciplina tática à análise do professor. O time se preparou para enfrentar a altitude de 3 mil e 600 metros acima do nível do mar da cidade de La Paz, chegou quatro dias antes da partida e se adaptou a forma de jogar que as circunstâncias exigiam. Em campo, uma equipe atleticana menos veloz, de mais toque de bola, que dosava o desgaste físico a cada lance no intuito de não sentir tanto o efeito da tal altitude. Era visível o compromisso tático. E poucos, deixaram o campo com sinais de cansaço extremo, salvo Bernard. Recuperando de um resfriado, o meia sentiu os efeitos de jogar na Bolívia desde o 1º tempo.

Com a bola rolando, o Alvinegro tentou se impor logo nos primeiros minutos. Depois de três chances desperdiçadas, aos 10 minutos, o atacante Jô cruzou pela esquerda para Diego Tardelli que, de cabeça, abriu o marcador. 

Depois do gol, o time atleticano recuou ainda mais e fez uma marcação forte aos jogadores do The Strongest, também como forma de se poupar fisicamente. Essa postura convidou o time boliviano ao ataque e o Atlético passou por um sufoco danado! Foram 10 finalizações do adversário. Ora o goleiro Victor fazia grandes defesas, ora as finalizações eram direcionadas para fora. Até que na 11ª tentativa boliviana, o arqueiro atleticano deu rebote em um chute vindo de fora da área e o jogador Reina aproveitou e empatou a partida, aos 43 minutos.

No 2º tempo, o jogo seguiu o mesmo ritmo com o The Strongest atacando e o Atlético na tentativa de um contragolpe para fazer o segundo gol. Os jogadores alvinegros defendiam e pareciam medir cada esforço para chegar bem até o apito final do árbitro. Não me lembro de ver o time do Galo tão concentrado e comprometido em uma partida, como nesta. Com 15 minutos, Bernard, que já sentia falta de ar desde a metade da etapa inicial, saiu para a entrada do volante Serginho, quando todos esperavam por Luan (este entrou aos 30 minutos, no lugar de do atacante Tardelli). Serginho não fazia boa atuação até que aos 37 minutos, ele avançou pela direita, próximo à linha de fundo e, percebendo que Ronaldinho Gaúcho estava bem posicionado na área, fez o cruzamento. Antes que a bola chegasse para R10, o zagueiro Luiz Mendes, pareceu sentir a pressão pela presença do craque, se antecipou para corta e acabou mandando a bola para o fundo das redes. Atlético 2 a 1. Resultado justo por tanta entrega durante o jogo. O Galo ainda teve tempo de passar por mais alguns sufocos, de ver o lateral Marcos Rocha desperdiçando uma chance de ampliar, ao chutar pra fora e fim de partida.

Resultado importantíssimo que garante a classificação antecipada para as oitavas-de-final da Libertadores. O objetivo agora é manter o ritmo e ter a melhor campanha da 1ª fase, o que garantirá que o Atlético seja sempre o mandante nas segundas partidas dos confrontos nas fases seguintes. Foco e humildade! Está bonito de ver! Faltam 10!

O próximo compromisso do Galo pela Libertadores é o Arsenal/Argentina, desta vez no estádio Independência, no dia 03 de abril. Antes disso, o Atlético enfrenta o América, no próximo domingo, 17 de março, pelo Campeonato Mineiro.

Avante Galo!

Saudações Atleticanas!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário