sexta-feira, 24 de maio de 2013

Com empate heroico no México, Atlético decide vaga na semi no Horto



Luan gol Atlético-MG Tijuana (Foto: AP) 

por Priscila Oliveira

Foi com a raça peculiar ao Galo, nos minutos finais de jogo, que o Atlético empatou em 2 a 2 com o Tijuana, no estádio Caliente no México, na noite desta quinta-feira, 23 de maio. A partida foi válida pelo 1º jogo pelas quartas de final da Copa Bridgestone Libertadores da América 2013. O time mineiro perdia por 2 a 0 até os 19 minutos do 2ºT quando Diego Tardelli diminuiu e, no último minuto de jogo, ele deu o passe para Luan empatar a partida. Com o resultado, empates em 0 a 0 ou 1 a 1 garantem o Galo na semifinal. A repetição do placar leva a decisão para os pênaltis.

Foi o primeiro empate do Galo no ano e a primeira vez na competição que o Tijuana levou gols em seus domínios. Imaginava-se que o gramado sintético do estádio Caliente seria um complicador para o Atlético. Só não se imaginava que fosse para tanto. Isso, ainda somado aos jogadores cansados pela recente comemoração do título mineiro e pela longa viagem para chegar ao México, fizeram o Atlético ter um futebol irreconhecível no 1º tempo. Nada disso pode ser desculpa para um time que deseja conquistar a América. Mas pelo futebol que o tornou o melhor time da competição e pelo que se espera dele, o Alvinegro tinha capacidade para mais e, por isso, as desculpas fazem sentido.

A grama sintética fez a bola correr mais e a impressão é que os jogadores atleticanos estavam atrasados na maioria dos lances. O futebol alvinegro não encaixou, mais pela estranheza do gramado que pelo cansaço da viagem, e os erros de marcação fizeram os jogadores mineiros verem o adversário chegando sempre com boas jogadas ao ataque e abrir o placar aos 31 minutos de jogo. Depois disso, mais dois bons ataques do Galo e final do 1º tempo. Um tempo de um Ronaldinho Gaúcho que não soube sair da marcação que recebeu e de um Bernard apático que dava sinais de não estar à vontade no jogo. Lá na frente, Tardelli atuava bem e Jô também, na medida do possível, já que a bola não chegava pra ele como de costume.

Para a etapa final, o técnico Cuca fez a alteração que se tornou fundamental para o destino do Atlético na partida. Bernard saiu para a entrada de Luan. O jovem atacante não só deu outra movimentação ao ataque atleticano como também contribuiu com a marcação pelo lado direito e algumas faltas providenciais. Porém, logo aos 7 minutos, em mais um erro de marcação, o Alvinegro viu o Tijuana ampliar o placar para 2 a 0.

O lateral-esquerdo, unanimidade entre a Massa para atuar no setor, Júnior César, parece ter sentido a falta de ritmo de jogar com os titulares e não esteve bem. O lateral do outro lado, Marcos Rocha, não esteve nos seus melhores dias, mas acordou para a marcação em tempo de evitar novos erros. Depois de levar o segundo gol, o Atlético acordou e chegou mais vezes ao ataque.

Com Luan em campo o jogo foi outro. Tardelli foi o mesmo, sempre fundamental. Aos 20 minutos do 2º tempo, Ronaldinho cobrou um escanteio para o Galo. A bola desviou em no adversário e sobrou para Diego Tardelli chutar de pé direito para o gol. Atlético 1 a 2. O atacante marcou o 6º gol e se igualou ao Jô na liderança da artilharia da competição. O time alvinegro seguiu criando as melhores oportunidades no ataque, porém faltou ser mais objetivo. A defesa atleticana ainda levou um ou dois sustos, mas conseguiu conter o adversário.

No último minuto, aos 46, Tardelli passou a bola para Luan antes da entrada da área. O jovem atacante carregou-a entre dois zagueiros e tocou, na saída do goleiro, para o gol. A bola passou por debaixo das pernas do arqueiro. Atlético 2 a 2. Luan saiu correndo, comemorando e chorando pelo bom resultado conquistado. Um louco!

Luan foi o nome do jogo, por ter mudado a história da partida e pela vontade que entrou em campo, mas para fazer justiça, Diego Tardelli foi o melhor jogador durante o jogo todo.

O que mais chama atenção no time atleticano (pode ser que isso já tenha sido falado por aqui) é a tranquilidade dos jogadores em campo. Mesmo quando o time perdia por 2 a 0, nenhum indício de desespero foi detectado no semblante deles. Parecia que eles sabiam que iriam equilibrar o jogo, ou até mesmo virar. Ou, ainda, parecia que se o resultado terminasse assim, na próxima semana no Horto, resolveriam o problema. Longe de soar soberba! Trata-se mais de um autoconhecimento e segurança naquilo que cada um e todos juntos podem render, bastando para isso, manter esse equilíbrio. Até o Cuca, em outros tempos, de instinto passional, passou uma tranquilidade de Buda.


Agora a decisão, mais uma vez ficou para o Horto. O 2º jogo das quartas de final será realizado na quinta-feira, 30 de maio em Belo Horizonte/MG. Jogo que não será tão tranquilo como muitos esperam. Digamos que o Atlético entra para o próximo confronto com se estivesse na fila para a compra do passaporte para as semifinais da Libertadores 2013.

Se o início dessa história foi no canil dos Xolos é no Terreiro do Galo que tudo será decidido! Faltam 5!

Avante Galo!

Saudações Atleticanas!!!

Foto: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário