domingo, 12 de maio de 2013

Galo goleia a raposa e coloca a mão na taça


#CaiuNoHortoTáMorto

por Priscila Oliveira



Embalado pela goleada sobre o Tricolor paulista no meio da semana, o Atlético manteve o ritmo e goleou por 3 a 0 o Palestra neste domingo, 12 de maio, no Independência. A partida foi válida pelo 1º jogo da final do Campeonato Mineiro. Com o resultado, o Alvinegro saiu na frente para abraçar a taça do Mineiro pela 42ª vez. O time atleticano pode empatar e ainda perder por até dois gols de diferença no jogo de volta que será o campeão estadual.

Invicto na competição, o favoritismo no clássico era todo do Yale. Só que não! Tinham alguns detalhes que derrubaram esse favoritismo, como por exemplo, a partida foi disputada em um estádio que o time atleticano não perde desde a abertura, maio de 2012 e, principalmente, pelo Alvinegro ser o dono do futebol que tem encantado as Américas atualmente. Às vezes acontece justiça no futebol, como foi o caso de hoje. O melhor venceu!

O Atlético não tomou conhecimento do ex-invicto na competição, impôs o futebol, dominou o adversário e saiu vencedor. Pela bola que a trupe atleticana tem jogado, não é demérito algum para o adversário reconhecer essa superioridade atleticana nesse primeiro clássico da final.

Embora a equipe alvinegra tenha Ronaldinho Gaúcho no elenco, é o grupo que faz o diferencial no futebol do time hoje. O que torna muito difícil para qualquer adversário marca-lo. Assim, o quadrado mágico flutuante atleticano tirou o time azul para bailar.

Aos 14 minutos do 1º tempo, após algumas finalizações sem sucesso, Marcos Rocha iniciou uma boa jogada pela direita, passou para Ronaldinho Gaúcho que deu ótimo passe para o atacante Jô chutar seco no canto esquerdo do goleiro azul. Atlético 1 a 0. O time atleticano fez uma verdadeira blits no ataque e pelo menos dois pênaltis claros deixaram de ser marcados pelo árbitro em favor do Galo. Fora isso, também faltou capricho nas várias finalizações para que mais gols tivessem saído ainda no 1º tempo. A impaciência, fez o time de Ronaldinho ficar um tanto nervoso e começar a errar passes pouco antes do final do primeiro tempo.

A conversa de Cuca com o jogadores no intervalo, visivelmente fez efeito quando time retornou para a etapa final. O Atlético voltou a estar concentrado e seguiu melhor no jogo. Ronaldinho esteve impossível, como sempre belas jogadas e mais dribles desconcertante que resultaram na expulsão de um jogador celeste. Impossíveis também estiveram Bernard e Tardelli. O primeiro joga em qualquer espaço mínimo que o conceder, o segundo é onipresente em campo. Junto com Jô formam o quadrado mágico flutuante do Galo, já citado, impossível de ser marcado. Se marcar R10, sobra Bernard, Tardelli e Jô e assim sucessivamente com cada um deles e outros do time.

Depois da expulsão, por algum tempo, o time azul esboçou uma reação, ensaiou algumas jogadas de perigo, mas rapidamente o Alvinegro voltou a dominar a partida. Em mais uma jogada de R10 que cruzou para área, Jô disputou com o zagueiro e a bola sobrou para Diego Tardelli bater forte de pé direito e ampliar. Atlético 2 a 0.

O Atlético era todo ataque e, aos 33 minutos, foi a vez de Tardelli cruzar para Jô que cabeceou na trave. Atento, Marcos Rocha pegou o rebote e fez Atlético 3 a 0. A essa altura a Massa só queria saber de cantarolar e comemorar o excelente resultado. E foi assim que caiu o último invicto do campeonato estadual, levando uma goleada do Galo.

Resumo da história do Atlético na partida: superioridade técnica e tática, criatividade e diversidade nas jogadas e um bom sistema de marcação. Assim, como na partida contra o São Paulo na quarta-feira, 08/05, o time todo esteve bem e deu uma aula de futebol. Todo mundo respeita a posição de origem, ao mesmo tempo em que todos defendem e todos atacam e jogam por qualquer lado. Mais uma vez ainda, Richarlyson e Marcos Rocha fizeram excelente partida. Na zaga, Réver e Gilberto Silva, regulam tão bem quanto o capitão ao lado de Léo também Silva. Destaque para Leandro Donizette, este volante que encanta por fazer tão bem o simples que a função exige. Boa marcação e recuperação de bola. Pierre é outro leão. Deixou o jogo por ter levado o terceiro cartão amarelo e como já estaria fora do 2º jogo da final, Josué, substituto natural do volante, foi para o jogo. Victor fez pelo menos duas grandes defesas e só. Do quadrado mágico tudo já foi dito.

O jogo decisivo será no próximo domingo, 19 de maio, no Mineirão. A parte Alvinegras das Minas Gerais está confiante e tem razões de sobra para isso!

Avante Galo!!!

Saudações Atleticanas!!!

Foto: Site Oficial do Atlético
_________________________


- O domingo foi de Dia das mães e Ronaldinho entrou em campo com a mãe dele, Dona Miguelina e a apresentou para a Massa. Um linda homenagem! A mãe se emocionou a sentir o carinho da Massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário