sexta-feira, 14 de abril de 2017

Com emoção, Atlético vence na estreia em casa pela Libertadores



por Priscila Oliveira

O Atlético venceu por 5 a 2 o Sport Boys da Bolívia, na noite desta quinta-feira 13 de abril, na Arena Independência. O jogo, válido pela 2ª rodada do Grupo 6 da Conmebol Libertadores Bridgestone 2017, marcou a estreia do Galo em casa na competição continental. O Alvinegro é o líder do Grupo, com os mesmo quatro pontos que o Godoy Cruz, mas com melhor saldo de gols (três). Partida em que o Atlético ultrapassou a marca de um milhão de torcedores em jogos de Libertadores. É a Massa do Galo!

O placar passa uma tranquilidade que o jogo não teve. Foi uma vitória difícil, vitória de Galo na raça de Fred que, nos 21 minutos finais, fez quatro gols! Robinho abriu o placar logo aos quatro minutos. Marcos Rocha cruzou da direita na área, o goleiro deu um tapa na bola e ela sobrou para o atacante cabecear para o gol. Atlético 1 a 0. Mais seis minutos, e o Sport boys empatou. Foi triste ver Luan saindo de campo lesionado, aos 29 minutos. Depois veio a notícia que, dessa vez, o problema seria muscular e não no joelho recuperado. Menos mal! Cazares foi para o jogo.

O Galo seguiu com o domínio e poderia ter ampliado o placar ainda na primeira etapa, seja na tentativa de bicicleta de Robinho, ou na cabeçada ‘quase’ perfeita de Fred (passou muito perto, rente a trave, balançando a rede pelo lado de fora). Mas não, o Galo preferiu testar a fé do atleticano. A trupe de Roger teve a posse de bola nos melhores e piores momentos, mas em boa parte do jogo foi aquela velha história, não soube muito bem o que fazer com esse domínio. Assim, perdeu o meio de campo e viu o adversário crescer e virar para 2 a 1, aos 9 minutos do 2º tempo.

Momento em que a torcida dividiu os sentimentos, parte cantava “o Galo é o time da virada, é o time do amor”, parte pedia raça e a parte mais infeliz, vaiou. Otero, que não vinha fazendo uma boa partida, saiu vaiado para a entrada de Rafael Moura. Este, tem mudado o astral do time toda vez que vai pro jogo. E, para os cornetas e secadores deve ter sido bem difícil ver o Galo virando e transformando a partida em um jogão.

Enfim, a torcida se uniu, cantou mais alto e mais forte no momento em que os jogadores mais precisavam e aí baixou o espírito de Libertadores. Rafael Carioca entendeu o recado, chutou forte de fora da área, como se desse um basta na cobrança que vinha recebendo. Lá no ataque Fred “direcionou” a bola para o gol, um toque, “matou” o goleiro e “desencantou”. Atlético 2 x 2. Isso, aos 26 minutos do 2º tempo.

O time acelerou e três minutos depois já veio a virada atleticana. Rafa Moura tocou para a área, a bola desviou no adversário sobrando para Elias que rolou para Fred. Com um toque, ele mandou a bola para o gol vazio. Atlético 3 a 2. A torcida foi à loucura e seguiu ditando o ritmo. Aos 32, Robinho saiu para a entrada de Danilo. E, aos 43, ele bateu a falta, pela esquerda, direto para a cabeçada de Fred para o gol (a bola ainda desviou de leve no adversário, tirando o goleiro). Atlético 4 a 2.

Nos acréscimos, os 47 e último lance, veio o gol mais bonito. Rafa Moura, pela direita, cruzou para Fred que, antes da área, deu um belo toque por cobertura, fazendo um lindo gol. Atlético 5 a 2. O artilheiro emocionado, não conteve as lágrimas.


Deixaram o papai chegar e no embalo da Massa, Fred fez um, dois, três, quatro gols num jogo de Libertadores, o que não acontecia desde Guilherme em 2000.  Entrou para história! Dos 16 gols na temporada, cinco foram pela competição continental, onde já é o vice-artilheiro (um gol pela Primeira Liga e 10 pelo Mineiro). Uma virada emocionante! Foi uma semana difícil para Fred. Expulso no clássico, ele pegou quatro jogos de suspensão e os gols demorando a sair nessa partida. Deixou o campo chorando, reconhecendo o erro, mas dando a resposta em campo, como deve ser. Valeu Fred!

Vitória importante para as pretensões do Atlético na competição e para astral do time e sintonia com a Massa. Na segunda-feira, na entrada da Cidade do Galo, torcedores colocaram uma faixa com os dizeres: “Fim dos amistosos. Agora é guerra! Raça, empenho e dedicação até o fim! Vamos lutar para vencermos tudo”. Parece que os jogadores entenderam. Vamos juntos! #VamuGalo 

Saudações Atleticanas!!!

Fotos: Site oficial do Atlético

Um pouco de história:
Nos últimos cinco anos, foram 21 jogos do Galo Como mandante na Libertadores, alcançando 16 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. E, atuando em casa, o Alvinegro vem de seis vitórias seguidas, com invencibilidade de oito partidas.

Bons números que trazem boas recordações. Para quem gosta de “coincidências”, a estreia em casa na Libertadores de 13, também foi em um dia 13 ((só que de fevereiro)). E numa quarta-feira de cinzas, como bem lembrou a amiga Adri Valadares. Neste ano, o Clube estreou em casa também em um dia 13, numa quinta-feira santa ((mas já sendo a 2ª rodada)). E, na segunda rodada em 2013, vencemos o Arsenal da Argentina por 5 a 2, assim como a segunda rodada deste ano. Será que estou “forçando” o “acaso”? rs...

No dia 07 de abril, foi divulgado que o Atlético é o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial de clubes da Federação Internacional de Futebol, História e Estatística (IFFHS). O Alvinegro está em 13º lugar, com 212 pontos e disputa a Libertadores pelo 5º ano seguido.

Veja os 13 primeiros colocados:
1 – Atlético Nacional (Colômbia) – 383
2 – Real Madrid (Espanha) – 310
3 – Barcelona (Espanha) – 280
4 – Paris Saint-Germain (França) – 262
5 – Shakhtar Donetsk (Ucrânia) – 260,5
6 – Bayern de Munique (Alemanha) – 254
7 – Borússia Dortmund (Alemanha) – 250
8 – Sevilla (Espanha) – 248
9 – Atlético de Madrid (Espanha) – 239
10 – Juventus (Itália) – 234
11 – Fenerbahçe (Turquia) – 218
12 – Manchester United (Inglaterra) – 216
13 – CLUBE ATLÉTICO MINEIRO (BRASIL) – 212,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário