sábado, 28 de julho de 2012

Atlético, o melhor time em todos os quesitos do Campeonato Brasileiro


Um líder incontestável. Os números refutam qualquer desconfiança que ainda possa existir sobre o Atlético no Campeonato Brasileiro. De desacreditado time antes de a bola rolar na competição a equipe com o melhor desempenho em todos os quesitos, o Galo sobra no Brasileirão, passadas 12 rodadas.

Um aproveitamento de 86% coloca o Alvinegro no topo da classificação, com 31 pontos. É o melhor início de campeonato na era dos pontos corridos.

E o Atlético não para por aí. É dono do melhor ataque (25 gols marcados) e da melhor defesa (8 gols sofridos, ao lado do Fluminense).

Nenhum outro time venceu mais que o Galo: 10 vezes. Nenhum outro concorrente tem maior sequência invicta: sete jogos, com sete vitórias.

Ao despachar o Santos, por 2 a 0, no Independência, na rodada passada, o Alvinegro ratificou a melhor campanha como mandante, com 88% de aproveitamento. São cinco vitórias e um empate.

Na próxima rodada, o Atlético vai ao Rio de Janeiro encarar o Fluminense, terceiro colocado com 25 pontos, no Engenhão. O Galo entra em campo mostrando suas armas: é alvinegra também a melhor campanha como visitante, com 83% de rendimento, ou cinco vitórias e uma derrota.

É uma campanha para empolgar qualquer torcedor. Mas não atinge os jogadores. Na Cidade do Galo, a humildade também é líder:

“Estamos muitos felizes por quebrar esses tabus, mas é pés no chão, jogo a jogo. Já temos mais uma batalha no domingo. É mais uma final, contra um concorrente direto”, pondera o lateral-direito Marcos Rocha.

Símbolo da entrega dos atletas em campo, o volante Pierre ressalta: “É um começo de campeonato muito bom, surpreendente. A gente fica muito feliz porque estamos trabalhando forte, nos entregando ao máximo. Isso tem surtido efeito nos jogos. Espero que essa boa fase dure por um bom tempo.”


Galo absoluto até a 12ª rodada do Brasileirão
Líder, 31 pontos, com 86% de aproveitamento
Melhor ataque, com 25 gols
Melhor defesa, com 8 gols sofridos (ao lado do Fluminense)
Maior número de vitórias, 10
Maior sequência invicta, 7 jogos
Maior série de vitórias, 7 jogos
Maior aproveitamento como mandante, 88%
Maior aproveitamento como visitante, 83%

Fonte: Site MG Superesportes em 27 de Julho de 2012.

Galo vence o Santos e segue na liderança do Brasileirão


por Priscila Oliveira



Contra o peixe, com o árbitro e contra os críticos, Galo, mais uma vez, vence e convence!







O Atlético venceu por 2 a 0 o Santos no Independência, na noite de quinta-feira, 26 de Julho. A partida foi válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro somou 31 pontos e segue firme na liderança. Foi a sétima vitória consecutiva, uma marca histórica no campeonato nacional na era de pontos corridos, diante de um público de 20 mil 418 pagantes, um recorde na Arena do Galo. A campanha, já é a melhor de um clube desde a era de pontos corridos. Tem o melhor ataque, com 25 gols e a melhor defesa, ao lado da do Fluminense, sofreu apenas oito gols. Tem 84% de aproveitamento na competição e chama atenção pelos 83% de rendimento fora de casa = melhor campanha como visitante.

Antes da partida a Massa fez uma recepção ‘alá’ Galo para os jogadores. Uma multidão com sinalizadores, aos gritos de Galo e, também, cantando o hino do Clube acompanhou a chegada da equipe alvinegra. E claro que, essas atitudes são capazes de tocar os jogadores. Neste embalo o Alvinegro entrou em campo em uma sintonia perfeita com a torcida que não parava de cantar.

Poderia ter sido uma vitória comum, uma goleada até mas, o árbitro fez tudo ficar mais difícil e melhor. O Atlético não venceu apenas o Santos mas, também uma arbitragem ‘despreparada’ para um confronto tão importante. Foram dois gols legítimos anulados.

O Santos veio muito fechado com a nítida intenção de se defender. O Atlético partiu pra cima, como tem feito nos jogos em casa. Teve mais volume de jogo e as melhores chances. Assim o jogo seguiu e mais uma vitória atleticana em casa parecia certa. Até que o árbitro resolveu aparecer mais que os jogadores. Em um lance legal, Bernard fez o primeiro gol do Galo que foi anulado. A torcida se assustou e cantou mais alto. Depois disso, o dono do apito continuou com uma perseguição’ ao time alvinegro, era uma falta invertida aqui, uma falta mais violenta que ele não marca acolá, e que tornou o clima tenso e preocupante quanto ao andamento da partida.

Mas o gol de Danilinho aos 42 minutos do 1º tempo aliviou a apreensão que vinha das arquibancadas. O gol que deu a artilharia ao jogador, que tem cinco gols, também foi histórico. Foi o de número 40 mil do campeonato brasileiro. A Massa foi à loucura. O time continuou jogando bem. Na etapa final da partida o que se viu foi um time envolvente e com um toque de bola irresistível. O Galo tem sido o autor dos melhores jogos do campeonato, sem sombra de dúvidas.

A garra em campo era tanta, que mesmo vencendo o jogo estavam presentes na área os dois zagueiros atleticanos. Leonardo Silva teve a chance de marcar mas, foi Réver que colocou a bola no fundo das redes e fez o segundo gol do Galo aos 19 minutos do 2ºT. Ronaldinho Gaúcho e Bernard mantiveram as boas atuações e protagonizaram belas jogadas. Danilinho também manteve a regularidade e se mostrou peça chave no ataque. Quando saiu o time ficou sem referência de mobilidade lá na frente. Pela lateral direita, Marcos Rocha esteve em noite inspirada.

Assim como o time atleticano não tem sentido os gols adversários em partidas anteriores, também não sentiu os erros grotescos da arbitragem e seguiu jogando bem e lutando pela vitória. O torcedor comemora não só o fato de o time estar em 1º lugar na competição, mas sim por ser líder convencendo dentro das quatro linhas. Time que quer ser campeão não pode ficar lamentando erros de arbitragem, tem que ser maior que isso e vencer em campo. E, essa postura se tem visto no Galo.


Avante Galo!


Saudações Atleticanas!


Foto: Globoesporte.com (Atlético)

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Este é o Galo dos sonhos


22/07/2012

por Priscila Oliveira





Que Atlético é este? Que parece ter saído direto dos mais lindos sonhos dos torcedores para a mais perfeita realidade? O Alvinegro já soma seis vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro. Está há cinco rodadas na liderança da competição, que no começo era tido como mero acaso do destino para os críticos e agora é candidatíssimo ao título. Respeito conquistado pelas boas partidas que tem feito e vitórias incontestáveis.

O Alvinegro parece ter, finalmente, aprendido a disputar um campeonato de pontos corridos onde cada jogo é uma decisão. Isto pode ser visto a cada final de partida onde todos os jogadores vibram e se cumprimentam em campo como se estivessem vencido mais uma batalha. A cada gol marcado, isso também é repetido.

Já temos a melhor campanha da história da tal "era" de pontos corridos. Mas, isso é só pra constar. Porque o que vale mesmo é o campeonato desde 1971, como tem que ser.

A forma como o ano de 2011 terminou foi para esquecer e não deixou muita esperança quanto ao futuro. O time mais uma vez havia se livrado do descenso nas últimas rodadas da competição nacional e, ainda, a Massa sofreu um duro golpe em um clássico mal explicado até hoje. Passado!

2012 começou atípico e, o que seria um ano de desagregação torcida/time, virou um ano de aliança e de conquista de resultados importantes que há muito não se via.

Alguns jogadores foram dispensados e outros chegaram à Cidade do Galo porém, nada de barca, desta vez foram contratações pontuais. Como sempre deveria ser. Assim, a equipe foi campeã mineira de forma invicta (o que não acontecia desde 1976). Está certo que foi também eliminada precocemente da Copa do Brasil mas, sabe aquele momento certo para perder uma partida e que ensina algo? Então!

A bola rolou no Campeonato Brasileiro e o que se viu foi um time aplicado taticamente, com jogadas bem ensaiadas, firme na defesa, lúcido e ofensivo. Há quanto tempo não se via isso nos jogos do Galo? E aquela história do tal ‘psicológico’ entrar em campo a cada gol que o time levava? Também parece coisa do passado. O Atlético 2012 quando toma gols, age com naturalidade e vai em busca do resultado, da virada do placar. Foi, dessa forma, que conseguiu viradas sensacionais como aquelas contra o Figueirense, em Florianópolis ou, a última, contra o Sport em Recife. Ambas conquistadas ‘fora de casa’, o que valoriza ainda mais tais resultados.

Casa! Temos uma casa e isso tem sido fundamental. Estamos imbatíveis no novo estádio do Independência que, para a Massa, já mudou de nome. Agora é Arena do Galo. Ao voltar um pouco no tempo, mais precisamente à Arena do Jacaré, ano passado, e o Atlético já estava invicto em casa desde agosto de 2011. Escrita que manteve no novo estádio e já soma 11 meses sem saber o que é perder em seus domínios. Números expressivos mas, que deveria ser o objetivo mínimo de um time: vencer em casa é obrigação. E o time atleticano tem feito esse dever direitinho.

A grande contratação do time no início do Brasileirão foi Ronaldinho Gaúcho. Inicialmente uma incógnita pela sua tumultuada passagem pelo time do urubu, tem sido no Atlético um bom mestre de obras. Sem muitos holofotes é mais um jogador a contribuir para os bons resultados do time de Cuca. Discreto porém, sempre ‘eficaz e decisivo’*. Como ele uma jóia tem sido lapidada. O jovem Bernard está iluminado desde a chegada do craque. Aluno aplicado, Bernard nitidamente parece ouvir os conselhos do ídolo de infância. O jogador que já tinha conquistado a Massa pela qualidade porém, melhorou ainda mais o desempenho nas partidas, desde a chegada de Ronaldinho. Jogadas que merecem placa como no Olímpico, na partida contra o Grêmio e o belíssimo gol na Ilha do Retiro, contra o Sport, coroam a boa fase e torna o futuro do atleta promissor.

Que bom momento vive a Massa Alvinegra! Este é o Atlético que há muito se sonha com jogos de vitórias incontestáveis. Só os Atleticanos sabem o tamanho dessa história que está sendo escrita este ano. O clima não poderia ser mais favorável e a cada dia acredita-se mais na conquista do Brasileirão. Ainda há muito campeonato pela frente e falar em título para os torcedores normais pode ser muito cedo, mas, para o Atleticano não! Este, já encara como a possível campanha do título, pelos números favoráveis. A esperança está de volta e este ano, arrisco a dizer que não tem cavalo paraguaio algum, esta equipe é pura raça e puro sangue.

Distraídos venceremos! Avante Galo!

Saudações Atleticanas!!!

*Dizeres de Juca Kfouri

domingo, 22 de julho de 2012

De virada, Galo goleia e segue firme na liderança isolada

Em dia de Bernard, Atlético vence a 6ª partida consecutiva


por Priscila Oliveira




Em mais uma prova de equilíbrio emocional e superação o Atlético goleou por 4 a 1 o Sport, de virada, na Ilha do Retiro (Recife), neste sábado, 21 de Julho. A partida foi válida pela 11ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o Atlético chegou aos 28 pontos, saldo de 15 tentos, manteve a liderança pela 5ª rodada consecutiva e conquistou a 6ª vitória seguida. Já são 11 jogos, nove vitórias e um empate.

O time atleticano já tem a melhor campanha na história dos pontos corridos, contado até a 11ª rodada da competição em anos anteriores.

O Alvinegro de Minas saiu perdendo aos 25 minutos do 1ºT porém, a vitória do Galo veio em mais uma tarde inspirada do jovem meia Bernard que além de fazer as jogadas dos três primeiros gols, fechou sua atuação com mais uma obra prima dele neste campeonato. Um belíssimo gol de cobertura em que o goleiro adversário nada mais podia fazer além de contemplar o lance.

O atacante Danilinho empatou a partida aos 32 minutos da etapa inicial. Depois da arrancada de Bernard e do chute, Ronaldinho Gaúcho tentou aproveitar o rebote, a bola sobrou para Danilinho que não perdoou.

O gol da virada, aos 14 minutos do 2ºT, era o mais aguardado, tanto pelo autor, quando pela Massa. Em jogada iniciada no campo de defesa pelo volante de Pierre que rapidamente passou para Bernard. O craque Ronaldinho Gaúcho recebeu belíssimo lançamento de Bernard, arrancou sozinho, cortou pela direita tirando o zagueiro e o goleiro para fazer o primeiro gol dele no Atlético com a bola rolando, o segundo do Galo na partida. RG49 não marcava um gol com a bola rolando, desde 19 de fevereiro deste ano, pelo rubro negro carioca. A virada já era realidade.

Em mais uma jogada de Bernard, veio o terceiro gol. A jóia alvinegra fez jogada pela esquerda, cruzou para o atacante Jô fazer o gol de cabeça aos 19 minutos da etapa complementar. Gol indescritível, só vendo: http://www.youtube.com/watch?v=hIci03sS3Pw

O último lance de Bernard coroou a excelente atuação dele nesta partida. Ao perceber o goleiro do Sport adiantado, o jovem meia chutou a boa de forma a encobrir o arqueiro. Uma pintura de gol, aos 27 minutos. Todos os jogadores foram comemorar o lindo lance com Bernard. Depois do gol genial, exaurido, Bernard pediu para sair e cedeu lugar para Guilherme.

Vitória importante e de autoridade cravando o Galo de vez como candidato ao título. O time atleticano esteve tão à vontade em campo que nem parecia jogar fora de casa.

Avante Galo!

Saudações Atleticanas!!!

Vitórias que garantiram a liderança do Galo no Brasileirão 2012


19 de Julho 2012

por Priscila Oliveira




8ª rodada – Dever de casa
E pela 8ª rodada do Brasileirão o Atlético venceu mais uma. Desta vez, 2 a 0 sobre a Portuguesa, na Arena do Galo, no domingo, 08 de Julho. Foi a terceira vitória consecutiva do time atleticano que se manteve na liderança, agora isolada, da competição. Diante da Massa, a partida marcou a estréia do goleiro Victor com a camisa do Galo. Os gols foram do lateral-direto Marcos Rocha, de fora da área, aos 24 minutos do 1º tempo (o jogador recebia vaias até então e deu a resposta que a Massa queria: o gol) e do zagueiro Leonardo Silva aos 6 minutos da etapa complementar. http://www.atletico.com.br/noticias/?p=12130 Ao final da partida a torcida atleticana deixou o estádio e tomou às redondezas da Arena entoando o hino e as músicas do Clube. Coisa linda. Algo que também aconteceu ao final do jogo contra o Corinthians, que o Galo venceu por 1 a 0.

*PS.: Foi o meu primeiro Atlético x Portuguesa #péquente

9ª rodada – Que vitória!
A 9ª rodada foi marcada por um jogo sensacional no Orlando Scarpelli em Florianópolis. O Atlético venceu por 4 a 3 o Figueirense, no sábado, 14 de Julho. O time de Minas saiu na frente, com Ronaldinho Gaúcho, de pênalti, aos 17 minutos da primeira etapa mas, cedeu o empate e a virada do Figueirense por 3 a 1. Foi quando a equipe mineira mostrou equilíbrio psicológico e correr atrás do resultado e conseguiu virar de novo a partida. O zagueiro artilheiro Leonardo Silva diminuiu aos 20 minutos do 2ºT, cinco minutos depois foi a vez de Bernard marcar e deixar tudo igual no placar. Mais cinco minutos e a virada foi concretizada com o atacante Guilherme. A vitória com M de MAIÚSCULA, deixou o Atlético bonito na liderança do Campeonato Brasileiro. Uma virada espetacular de um time que está focado no título do Brasileirão. http://www.atletico.com.br/noticias/?p=12209

10ª rodada – Galo vence um dos também candidatos ao título
Pela 10ª rodada mais um resultado importante. Desta vez ainda mais valorizada já que se tratava de uma vitória sobre um dos candidatos ao título do Brasileirão. O Atlético venceu com autoridade o Internacional, no Independência, a quarta-feira, 18 de Julho. Com a força da massa e com tranqüilidade de quem faz o dever de casa, somado ao bom toque de bola o Galo envolveu o time colorado e conquistou mais um vitória na competição. Sem o atacante Jô, referência do ataque atleticano, o time entrou em campo com Guilherme, em noite brilhante. A vitória veio pelo lindo gol de Guilherme aos 45 minutos do 1ºT, o zagueiro Leonardo Silva ampliou aos 15 minutos do 2ºT e o meia Escudero fechou o placar aos 45 minutos da etapa final. http://www.atletico.com.br/noticias/?p=12260 Depois do resultado do Galo, o técnico do Inter, Dorival Júnior, foi demitido.

Avante Galo!

Saudações Atleticanas!!!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Com jogada espetacular de Bernard, Galo derruba Grêmio no Olímpico


por Priscila Oliveira



O Atlético venceu por 1 a 0 o Grêmio na noite deste domingo, 01 de Julho, no estádio Olímpico em Porto Alegre/RS. A partida foi válida pela 7ª rodada do Brasileirão. Há 14 anos o Galo não vencia o time gaúcho na capital do Rio Grande do Sul. Com a importante vitória fora de casa, o Atlético alcançou os 16 pontos e é o líder da competição.

O placar foi magro mas, o gol vale por mil. O ‘ouro’ da casa, meia Bernard fez uma jogada linda pela linha de fundo com dois chapéus nos zagueiros gremistas, e tocou para o voleio de Jô. Lance lindo, mágico! Jogada típica do Ronaldinho Gaúcho dos velhos tempos. Será ele o professor? Foi daqueles lances que valem o ingresso e a paixão pelo futebol. Daqueles lances de ficam na memória para sempre. Gol já cotadíssimo para ser o mais lindo do campeonato. Foi o atacante Jô quem finalizou mas, 98% do gol foi do jovem meia Bernard.

Voltemos ao jogo e o que se viu em campo foi um Atlético muito disciplinado taticamente e muito consciente do jogo que tinha que fazer. Mesmo com desfalques importantes como Réver, machucado há duas semanas e André, sem contrato. Firme na marcação e mesmo com menos posse de bola, o time gremista mal chegava ao ataque e, quando chegou, a barreira Giovanni não permitiu que o pior acontecesse. Com mais um pouquinho de pontaria, o Galo poderia ter garantido mais gols com Jô e com Escudero. Cada um destes se viu cara a cara com o goleiro ao menos uma vez e não conseguiu marcar.

Mas este 1 a 0 foi goleada, pelo gol descrito e pela maçante implicância da torcida gremista com Ronaldinho Gaúcho. Este que tem jogado no Atlético sem muito holofotes, como mais um a contribuir com o time. Porém, não se trata de um qualquer. E sim mais um que sabe o que fazer com a bola e se tornou peça fundamental no esquema tático do time. Sempre marcado por dois jogadores, sempre sobrará um atacante atleticano livre para marcar. E qual time vai se arriscar a deixar o dentuço livre? Sabe-se lá o que poderá acontecer. 

Ao final do jogo, vazou na Internet uma gravação de Ronaldinho dentro do vestiário extravasando pela vitória que parece ter encarado como uma resposta aos que o vaiaram por 90 minutos, questão pessoal. Desabafo de um craque que foi perseguido em campo pelos torcedores.

Ainda é cedo para projeções maiores sobre o futuro do Galo na competição. Mas, vamos aos fatos. O time não sabe o que é perder dentro de seus domínios desde agosto de 2011, perdeu apenas dois jogos neste ano, está com um espírito de time que descobriu o que é o campeonato de pontos corridos: uma decisão a cada partida. Os jogadores estão com brio, raça e querendo dar uma resposta a essa Massa e a crítica esportiva. Somado a isso, contratações pontuais e muito trabalho. A contratação de Ronaldinho, que eu temia desagregar a equipe, teve o melhor efeito possível, e desde a sua chegada na cidade do Galo, o que se vê pelas atitudes no início e no final das partidas é de harmonia e união de todos.

Não há destaque individual, é um time. Por isso, tem encantado a Massa e conquistado resultado importantes dentro e fora de casa. É cedo mas, o coração sabe quando é possível sonhar. Este time está fazendo a Massa sonhar de novo.

Saudações Atleticanas!

Avante Galo!


Estive ausente do blog no empate do Galo em 1 a 1 com o Bahia no Independência em 6 de Junho e, também, três dias depois, na importante vitória de 1 a 0 sobre o Palmeiras, no Pacaembu pela 4ª rodada. Um jogo em que a estrela de Ronaldinho Gaúcho brilhou. A inesperada derrota de 1 a 0 para o São Paulo no Morumbi, na 5ª rodada e na goleada do Atlético por 5 a 1 sobre o Náutico no Independência no último sábado, 23 de junho (6ª rodada).

Desde o fatídico, 04 de dezembro de 2011, estava desencantanda pelo futebol. Mas, este time de Cuca, quem diria de ‘Cuca’, tem me encantado por isso, me farei mais presentes neste espaço. 


Vamos atleticando por aqui...