terça-feira, 28 de julho de 2015

Atlético vence e se mantém isolado na liderança


por Priscila Oliveira



O Atlético venceu por 1 a 0 o Figueirense no sábado, 25 de julho, no Independência. A partida foi válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Uma rodada que foi muito boa para o Alvinegro que somou mais três pontos, chegou aos 32, e continua líder isolado, além de ver as duas equipas mais próximas, curinthian e fluminenC, tropeçarem pelo caminho com empate e derrota. Problema deles! O do Galo é se manter isolado na liderança e, ponto a ponto.

Basta ver os jogos do Atlético para perceber que agora é assim, todo time que vai enfrentar o Galo no Horto, vem com o mesmo roteiro: jogar bem fechadinho para perder de pouco, ou não perder e tirar uma casquinha do líder. No Mineirão também tem sido assim, é verdade. Com o Figueirense foi a mesma história. O adversário fez uma retranca “daquelas” e até teve lá sua competência, ao menos, até o gol atleticano. Afinal, quase estragou a festa do anfitrião. Mas, foi pouco. 

O volume de jogo do Galo era grande e consistente demais para passar em branco. O Alvinegro dominou a partida do início ao fim e com maior posse de bola criou mais e teve mais chances. E, depois de duas bolas na trave de Lucas Pratto, só para falar das duas melhores, das melhores chances, aconteceu o pênalti. Aos 17 minutos do 2º tempo, o lateral-direito Marcos Rocha invadiu a área com ótima chance e foi derrubado, o árbitro nem titubeou e marcou a falta. Pratto foi para a cobrança e definiu Atlético 1 a 0. Com mais um gol, o argentino ultrapassou o hermano Dátolo, e se tornou o estrangeiro com mais gol com a camisa atleticana. 

O Galo persistiu, tentou, teve paciência e saiu vitorioso do jogo. A torcida poderia reaprender a ter paciência com o próprio time. Quem acabou caindo na retranca do adversário foi a Massa. Faltou grito, faltou canto, sobrou impaciência e dá-le vaias para Dátolo. Anda faltando confiança de parte da torcida no time que tem e para curtir uma das melhores fases da história do Clube. Avante Galo. 

Saudações Atleticanas!!! 


sábado, 25 de julho de 2015

Há dois anos, erguemos nosso amor Atleticano para a América


por Priscila Oliveira

Sabe, de alguma forma, as minhas mãos ergueram aquela taça. As suas também, acredite. Mãos que carregaram um time de jogadores torcedores que nos representaram em campo, pela postura e entrega. 

Há dois anos, não erguemos somente a Taça Libertadores, erguemos nosso amor Atleticano para a América. Nosso toque no objeto foi mais que uma obsessão material, foi um afago num sonho tornado real, desde que a canhota de São Victor chutou o "Nunca serão" para bem longe; foi um abraço no amigo de jornada da arquibancada, ou no desconhecido, na hora da euforia de um gol; ou no ente querido que não estava ali; foi como fazer as pazes com a parte ingrata da história, que tantas vezes cessou nosso grito; foi a oração de agradecimento aos milagres que nos levaram até o topo, onde até o ateu rezou, foi nossa libertação.

Ninguém nunca mereceu tanto um título como nós, Atleticanos, em 2013. E não pelo "título" em si, porque nunca precisamos dele pra existir, para sobreviver e para amar o Atlético sem medidas. E sim para nos apresentar Atleticanos como sinônimos de fé e perseverança, alegria e redenção, luta e raça e para coroar uma história tão bonita. Toda vez que alguém falar da Libertadores de 13, virá a lembrança do que fizemos nas arquibancadas e da magia do time em campo.


Com aquela campanha e final inesquecíveis, o Galo mudou para sempre e nós também. O legado é eterno em campo e fora dele. Muito obrigada, ao time todo, pelo dia mais feliz da minha vida e de muitos de nós! Acho que a maioria.



#TeAmoCAMpeão

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Mesmo melhor em campo, Galo não vence em Itaquera


por Priscila Oliveira

O Atlético foi vencido pelo Corinthians, por 1 a 0, na noite de sábado, 18 de julho, no Itaquerão, em São Paulo. A partida foi válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o placar não reflete em nada do que foi o jogo. Resultado intragável perante o belo futebol atleticano. Mas, a liderança foi salva pela derrota do fluminenC para o Vasco. Eita união sinistra! 

A partida começou com a torcida Atleticana sendo mais uma vez barrada no tal do estádio do corinthians. Não havia ingresso, foi a informação recebida pelos atleticanos presentes. E o lugar que deveria ser destinado à Massa, estava lotado com os alvinegros adversários. Culpa de todos os donos do negócio. Diretoria de Atlético e corinthians não deveriam permitir que picuinhas atingissem quem menos tem culpa: o torcedor. Em respeito ao grande patrocinador da festa que ele é e, principalmente, em respeito ao Estatuto que deveria o proteger. 

Voltemos ao jogo que marcou a volta do lateral-direito Marcos Rocha ao time, depois de quase três meses... Era o melhor ataque contra a melhor defesa da competição, e venceu a retranca paulista. O gambá, ainda com a memória recente da humilhante eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil de 14, “mais conhecida por 4 a 1: dança mais, Mano Menezes", quis parar o Galo encharcando o gramado. Nos minutos iniciais, os jogadores atleticanos custaram a ficar de pé. Mas, foi só tempo de aprender a jogar naquele pasto que o adversário foi dominado. Aí, restou ao time paulista se defender, focar na marcação e tentar o contra-ataque. Diz o técnico deles, o Tite, que foi o jogo proposto pelo time dele. Mas, ficou feio. Bonito foi ver o Galo fazer o gambá se recuar todo de medo. Tá certo que o plano nada digno deles deu certo e num contra-ataque somado a um erro de marcação da zaga mineira, os paulistas fizeram o placar. 

Superior em toda a partida, destaque para o ótimo 2º tempo, quem parou mesmo o Atlético e impediu o Galo de cantar a 7ª vitória seguida foi o muro Walter, o goleiro curinthiano. Não fosse ele, teria sido outra humilhação para os gambás, desta vez na casa própria, construída com os impostos do povo. Não fosse a trave, ao menos um golzinho tinha saído também. Aos 21 minutos da etapa final, o Atlético teve a mais bela chance de marcar, na cobrança de Giovanni Augusto, numa cobrança de falta “alá Ronaldinho Galúcho”, rasteiro, em que a bola, caprichosamente, beijou a trave. Que pecado!

E, lá se foram três pontinhos irrecuperáveis para o Atlético. Mas, o reconhecimento de melhor futebol, melhor elenco, ainda está do lado atleticano, e num campeonato de pontos corridos isso faz o Galo seguir como um dos legítimos candidatos ao título. Mais triste que a derrota em si, foi ver Luan sair machucado no início da partida. Tomara que não seja nada preocupante, que o tire dos gramados por mais um mês. 

Na próxima rodada, o Atlético encara o Figueirense, sábado, 25 de julho, no Horto, com o objetivo bem definido de fazer o dever de casa e seguir na ponta. Avante Galo! 

Saudações Atleticanas!

domingo, 12 de julho de 2015

Galo atravessa a Ponte e segue líder isolado



por Priscila Oliveira

O Atlético venceu por 2 a 0 a Ponte Preta neste sábado, 11 de julho, no estádio Moisés Lucarelli. A partida foi válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo atravessou a Ponte, cravou a sexta vitória seguida e mais uma rodada na liderança isolada. O time chegou aos 29 pontos, com o melhor ataque da competição, 28 gols e um bom saldo de 16.

Mais uma vitória fora de casa. É este fato mesmo o que deixa os Atleticanos otimistas. A Ponte é aquele típico time que complica as coisas para o lado alvinegro, mas desta vez não. Com domínio de jogo, determinação e seriedade, o Atlético venceu o adversário, o campo pesado, a péssima iluminação e voltou com preciosos três pontinhos para a casa.

O meia Giovanni Augusto repetiu a boa atuação do jogo contra o Sport. Foi ele quem cobrou o escanteio pela esquerda para a cabeçada de Thiago Ribeiro para o gol, aos 26 minutos do 1º tempo. Atlético 1 a 0. Artilheiro da competição, com seis gols, Thiago teve atuação discreta, mas deixou sua marca.

Também foi de Giovanni o gol que definiu a vitória alvinegra. Aos 43 minutos do 2º tempo, depois da tabela com Douglas Santos, ele e ficou de frente com o goleiro e bateu de chapa com o pé direito no canto esquerdo para fazer Atlético 2 x 0.

Foi mais uma partida em que o time todo esteve muito bem. Depois de mais de um mês e seis partidas longe dos gramados, Luan retornou aos 15 minutos da etapa final. E, voltou com o mesmo entusiasmo de sempre. Correu muito, se movimentou bem e, por muito pouco, não fez gol. A disputa por um lugar na equipe vai ser boa. 

Vitória para depositar mais um cadinho de fé no time atleticano na luta pelo título. Que fique claro, que é só um pequeno passo no longo caminho que é o Brasileirão. Tem time poderoso (nos bastidores do futebol), fungando no cangote do Galo. Dentro das quatro linhas, o Galo é muito forte e chama a atenção, principalmente, pelo grupo que parece mesmo focado em objetivos maiores.

Na próxima rodada, 18 de julho, já tem final. O Atlético enfrenta o Curinthian (3º colocado, com 26 pontos) no Itaquerão. Avante Galo!

Saudações Atleticanas!!!

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Galo vence Leão e é líder isolado



por Priscila Oliveira

Na luta pela manutenção na liderança, o Atlético venceu por 2 a 1 o Sport nesta quarta-feira, 8 de julho, no Mineirão. A partida foi válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi a quinta vitória consecutiva do Alvinegro, que chegou aos 26 pontos e está isolado na liderança da competição. Além de ter o melhor ataque, 26 gols.

O Sport era o último time ainda invicto e negociou caro o resultado. O jogo foi mais difícil do que se esperava. A forte marcação do Leão exigiu inteligência e persistência do Galo para encontrar espaço e impor o seu futebol. No 1º tempo, a tática adversária deu certo e mesmo com o domínio e as investidas atleticanas, as jogadas eram desconstruídas pelo adversário. Mas, para a etapa final, foi o Atlético quem desconstruiu a marcação, quase perfeita, que recebeu. E, nem os erros do apito, impediram o Galo de cantar mais alto.

E, pra quem tem Lucas Pratto no time, basta um vacilo na marcação. O atacante precisou de menos de dois minutos no 2º tempo para estufar a rede, depois de passe perfeito de Thiago Ribeiro. Atlético 1 a 0. Foi o gol 13 de Pratto com a camisa atleticana, sendo que em 12 deles, o argentino precisou de só um toque na bola para marcar. O que mostra sua eficiência quando a zaga adversária cochila. 

Como nada é assim “fácil” na vida do Atleticano, o Leão deixou tudo igual novamente, aos quatro minutos, quando a Massa ainda comemorava o tento. O Galo não aparentou ter sentido o golpe e seguiu ditando o jogo com o ataque comandado por Giovanni Augusto e Maicosuel, em noite de GRANDE atuação. Aos 8 minutos, uma obra prima e um presente dos deuses do futebol para a dupla que estava infernizando o adversário. Em lance pela direita, Maicosuel passou para Giovanni Augusto que ajeitou e acertou um lindíssimo chute de fora da área, no ângulo. Golaço! Atlético 2 a 1.

A noite foi de um futebol digno de duas equipes que buscam o topo e de um público de mais de 50 mil pessoas. O Galo em ascensão, com um futebol mais convincente e em noite de ótima atuação do time todo levou essa.

Mais que a atuação, o espírito do time em campo e a luta pela vitória foram de deixar o torcedor orgulhoso e ainda mais esperançoso. Era possível sentir uma energia boa envolvendo todos ali. Batalha vencida, guerra que segue. Avante Galo!

Saudações Atleticanas!!!




segunda-feira, 6 de julho de 2015

Atlético quebra tabu, goleia o Inter e assume a liderança do Brasileiro


por Priscila Oliveira

O Atlético goleou por 3 a 1 o internacional de Porto Alegre neste domingo, 05 de julho, no Beira Rio. A partida foi válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a quarta vitória seguida, os três pontos conquistados e o empate do Sport na rodada, o Alvinegro é o novo líder da competição. São 23 pontos conquistados em sete vitórias, dois empates e duas derrotas. Sport e Grêmio também estão com 23 pontos, mas o Galo tem uma vitória a mais do que os nordestinos (7 x 6) e um saldo de gols maior que os sulistas (13 x 5).

Foi o que se pode chamar de uma “VITÓRIA maiúscula”. Tudo bem que o 1º tempo não foi lá essas coisas, o equilíbrio predominou e a igualdade no placar também. O Galo voltou melhor na etapa final e, com um envolvente toque de bola, colocou o saci na roda, até pareceu que jogava em casa. A vitória começou com o gol de Maicosuel aos 13 minutos, passou pela expulsão do jogador adversário aos 16, se concretizou com mais um gol de Maicon aos 31 e foi decretada com o gol de Thiago Ribeiro, aos 34. Para não fugir à regra, o Galo deu mais um gol de presente para o saci este ano. Dessa vez, a atrapalhada veio do zagueiro Jemerson.

Vitória para quebrar o tabu de 29 anos sem vencer o colorado em Porto Alegre, para detonar os sete meses de jejum de gols de Maicosuel e para fazer do Atlético, quem diria, o melhor visitante do Brasileiro, até o momento. Aprender a vencer fora de casa era o que faltava ao time Alvinegro para dar confiança na luta pelo título já que em casa, Horto ou Mineirão, é complicado ganhar do Galo. Em cinco jogos longe de BH, o time venceu três, empatou um e perdeu o outro. O que corresponde a um aproveitamento de 66,67%. Fosse este o aproveitamento em 2012, o Galo poderia até ter sido campeão,

Vitória para impulsionar a fé da Massa, já que parte da torcida andava “entortando o nariz” para as escolhas do técnico Levir Culpi. O time de Levir, que andou sendo criticado pelo futebol que vinha apresentando, agora foi reconhecido pelas estatísticas como o time que mais joga bonito. Clica aqui! 

Que ninguém se iluda! O time não vai jogar bonito sempre, mas sempre vai precisar do grito e da fé da sua torcida. E, num campeonato de pontos corridos, o bom mesmo é voltar para a casa com os três pontos e a liderança. O caminho é longo, mas as expectativas são as melhores possíveis. Bota fé que vem coisa boa. Avante Galo!

Saudações Atleticanas!!!


Foto: ESPN

Galo vence a 3ª seguida e segue na briga pela liderança

O Atlético segue firme na luta pela liderança do Campeonato Brasileiro. Na noite de quarta-feira, 01 de julho, na Arena Independência, o Galo venceu o Coritiba por 2 a 0, conquistando a terceira vitória seguida na competição. Os gols foram marcados pelo atacante Thiago Ribeiro, ambos com assistência de Patric.

Com o resultado, o Alvinegro chegou a 20 pontos e permaneceu na vice-liderança do Brasileirão. Na próxima rodada, o adversário será o Internacional, domingo, em Porto Alegre.

O JOGO
Na primeira chance atleticana, aos sete minutos, Thiago Ribeiro deu um belo chapéu em seu marcador e tentou a finalização de longa distância, para fora. No ataque seguinte, Douglas Santos foi à linha de fundo pela esquerda e cruzou para Lucas Pratto cabecear por cima do gol.

Aos 15 minutos, Patric arriscou chute cruzado da entrada da área e a bola saiu com perigo, à direita do gol. Cinco minutos depois, Douglas Santos chutou de fora da área e Jemerson desviou para fora.
O Galo pressionava e a zaga paranaense cortou o cruzamento de Thiago Ribeiro pela esquerda. Na sequência da jogada, a finalização de Patric explodiu em cima do zagueiro.

Aos 38, Thiago Ribeiro recebeu a bola após inversão de jogo de Carlos e chutou cruzado para fora. Em seguida, depois de boa troca de passes, Patric tentou a conclusão e a bola bateu no zagueiro.

Aos 44 minutos, o Atlético abriu o placar para alívio da Massa. Patric recebeu passe de Giovanni Augusto e tocou para Thiago Ribeiro girar o corpo e chutar colocado no canto direito do goleiro: Galo 1 x 0.

2º TEMPO
Aos dois minutos, Giovanni Augusto cobrou falta para a área e a defesa do Coritiba conseguiu afastar o perigo. Cinco minutos depois, Victor fez boa defesa na conclusão de Lúcio Flávio.

Aos 16, Thiago Ribeiro cruzou pela direita e Lucas Pratto cabeceou para fora. Logo depois, Carlos foi substituído por Maicosuel. Aos 21 minutos, Thiago Ribeiro tabelou com Patric pela direita e chutou cruzado para ampliar o marcador: Galo 2 x 0.

Aos 28, Jemerson fez desarme providencial em lance perigoso do time paranaense. Logo depois, Victor fez grande defesa na finalização de Paulinho. Patric teve boa chance aos 35 minutos e parou na grande defesa de Bruno. Aos 44, Thiago Ribeiro e Giovanni Augusto foram substituídos por Cardenas e Josué, que ajudaram o time a manter a posse de bola até o apito final do árbitro.