quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Com hat trick de Bernard, Galo goleia Arsenal e faz história na Argentina


por Priscila Oliveira.

O Atlético não precisou tomar conhecimento do adversário. Este deu logo o seu recado: golpeou o Alvinegro no 1º minuto de jogo e abriu o marcador. Para o time atleticano bastou conhecer a si mesmo, saber das qualidades e poder de reação que possui e fazer o seu jogo. Com tudo isso em prática, a virada foi questão de tempo. E, foi assim, de virada, que o Atlético goleou por 5 a 2 o Arsenal de Sarandi/Arg. Nesta terça-feira, 26 de fevereiro/13, no estádio de Julio Grondona, em Sarandi, Avellaneda, na grande Buenos Aires. A partida foi válida pela 2ª rodada do Grupo 3, 1ª fase da Copa Bridgestone Libertadores de América. Com a vitória de mão cheia, o Alvinegro de Minas somou seis pontos e é o líder do Grupo.

Na partida, o Atlético mostrou mais uma vez o poder ofensivo que lhe proporciona os quatro jogadores que jogam do meio de campo para frente: Ronaldinho Galucho, Bernard, Diego Tardelli e Jô, formando o quadrado mágico flutuante do Galo com ataques, na maioria das vezes, letais.

Aos 7 minutos do 1º tempo, Bernard fez o primeiro gol do Galo e empatou a partida, após lançamento de R10. Foi também o primeiro gol dele em competição internacional pelo profissional do Atlético. Depois do empate, o Alvinegro foi só ataque e a virada veio aos 28 minutos do 1º tempo, depois do passe rasteiro do volante Leandro Donizete para Diego Tardelli que chutou de chapa para o gol: Atlético 2 a 1. Foi o primeiro gol de Tardelli, após o retorno para o Alvinegro. Mais sete minutos e o atacante, aos 35, Júnior César fez o cruzamento pela esquerda e cruzou para o atacante Jô chutar de primeira e ampliar o placar: Atlético 3 a 1.

Mesmo com a goleada se configurando devido ao volume de jogo atleticano, era o Arsenal quem dominava as jogadas pelo meio de campo e não parecia se preocupar com o placar, tamanha a tranquilidade com que jogava. Característica habitual de time argentino, diga-se de passagem. Assim, aos 41 minutos da etapa inicial chegou ao segundo gol na cobrança perfeita de falta de Aguirre.

O Atlético voltou para o 2º tempo com o mesmo time e o mesmo espírito. Logo aos 8 minutos, em um vacilo da zaga adversária, Bernard chutou forte de pé direito e fez o quarto gol atleticano. Nesse momento, o time argentino começou a dar sinal de cansaço e entrega. Mais cinco minutos, depois da tentativa de Jô e o rebote do goleiro, lá estava o pequeno notável Bernard para fazer mais um gol. Foi o terceiro gol de na partida e o quinto do Galo.  Com o hat trick sobre o Arsenal, Bernard se tornou o 2º jogador estrangeiro a fazer três gols em território argentino em toda história da Copa Libertadores.

O craque Ronaldinho ainda se deu ao capricho de perder um pênalti, sofrido em uma jogada violenta do adversário, que não fez falta.

Nas arquibancadas, quase três mil atleticanos puderam assistir à goleada histórica. Foi uma boa apresentação em território estrangeiro que deixou a Massa feliz e ainda mais esperançosa para os próximos confrontos, além de a atuação atleticana ter encantado os argentinos.

O time jogou com seriedade do início ao fim da partida.  Os jogadores tiveram boas atuações e o resultou foi a goleada. Se houve falha da zaga, no lance da cobrança de falta que resultou no gol do Arsenal, houve méritos também ao fazer inteligentemente a linha burra em um outro lance de bola parada que levaria perigo ao gol de Victor. Aliás, acredito que isso é mais uma jogada oriunda da mente de um técnico que conhece as regras do futebol, faz bom uso deste conhecimento. Mérito do Cuca também. Faltam 12!

Galo faz história na Argentina
Com a goleada, o Atlético se tornou o 1º time visitante a fazer cinco gols em time argentino em toda história a Copa Libertadores. Foi ainda o primeiro time estrangeiro que fez três gols no 1º tempo sobre uma equipe argentina, em território argentino.

O próximo confronto pela Libertadores será no dia 7 de março, no Independência, contra o The Strongest.

Avante Galo!

Saudações Atleticanas!!!

Foto: Cada da Fanpage oficial da Copa Bridgstone Libertadores da América 2013

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Galo goleia Araxá e chega à terceira vitória seguida na temporada

por Priscila Oliveira




O Atlético goleou por 3 a 0 o Araxá neste domingo, 17 de fevereiro, no estádio Independência. A partida foi válida pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro Chevrolet e, com o resultado. o time somou seis pontos na competição. Os gols foram de Jô, Bernard e Alecsandro. Foi a terceira vitória seguida do Galo na temporada.

Para o Atlético, um jogo treino ou um treino de luxo, como preferir. Claro que os jogadores atleticanos não vão dizer isso em respeito ao adversário, e estão corretíssimos. Em campo, o time que jogou na última quarta-feira, 13 de fevereiro, pela Copa Libertadores com apenas uma baixa, Ronaldinho Gaúcho, poupado.

O Atlético mandou no jogo do início ao fim. Aos 22 minutos do 1º tempo, depois de passe de Tardelli, o atacante Jô chutou rasteiro no canto esquerdo do goleiro para abrir o marcador. Atlético 1 a 0. O Galo ainda teve chances de ampliar mas, desperdiçou. Enquanto que o Araxá só fez se defender. E chutou apenas uma vez a gol de Victor na etapa inicial.

O time atleticano voltou com a mesma formação para o 2º tempo. Aos 24 minutos, Bernard ampliou com um belo chute cruzado no ângulo. Um golaço! Galo 2 x 0. Com o segundo gol sofrido, o Araxá partiu para o ataque e esboçou fazer uma ‘pressão’ na defesa atleticana. Mas, o time do Ganso foi parado pela dupla de zagueiros alvinegros; Leonardo Silva e Réver. E, em um chute mais caprichado do time Araxá, o goleiro Victor fez uma GRANDE defesa. Com o Araxá atacando mais, os contra-ataques atleticanos tornaram-se constantes, mas faltava capricho nas finalizações. Até que aos 41 minutos do 2º tempo, depois de uma confusão na grande área, a bola sobrou nos pés do atacante Alecsandro (que havia entrado no lugar de Jô) para tocar no canto do goleiro e fazer Atlético 3 a 0. Foi o 1º gol de Alecsandro com a camisa do Galo.

O atacante Luan que estreou no time no último jogo, contra o São Paulo, foi o destaque na partida como importante e precisa contratação. Corre muito, mostra inteligência na armação das jogadas, tem ótimo passe e só precisa controlar o nervosismo quando está atacando. Tal nervosismo se deveu, talvez, por causa da estreia como titular no Galo. Pela partida, Luan promete grandes atuações e gols mais adiante. Tardelli, que contra o São Paulo deixou o campo antes do fim por causa do cansaço, conseguiu jogar os 90 minutos de jogo, teve ótima atuação tanto no ataque com a armação de jogadas, como na marcação e desarmes. Tardelli esteve muito perto de voltar a fazer gol pelo Galo.

Os jogadores atleticanos jogaram muito bem durante toda a partida e demonstraram um ótimo preparo físico, mostrando que o trabalho realizado na pré-temporada foi bem feito.
O próximo compromisso do time do Atlético é pela Copa Bridgestone Libertadores da América 2013. No dia 26 de fevereiro, terça-feira, o Atlético enfrenta o Arsenal, em Sarandi, na Argentina. O jogo será válido pela 2ª rodada do Grupo 3 da Copa. Promessa de jogão!

Avante Galo!

Saudações atleticanas!!!

Foto: Site oficial do Atlético

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Vitória de Galo para estrear bem na Copa Bridgestone Libertadores da América 2013

por Priscila Oliveira


A estreia na Copa Bridgestone Libertadores 2013 não poderia ser melhor para o Atlético que venceu por 2 a 1 o São Paulo. A partida foi válida pela fase de grupos da competição e realizada no estádio do Independência na noite de quarta-feira, 13 de fevereiro.

E, foi com apenas 13 minutos de bola rolando que o Atlético abriu o placar e protagonizou um lance raro que mostrou que é preciso levar vantagens das regras do futebol. Com sede, Ronaldinho Galucho pediu um pouco de água para o goleiro Rogério Ceni, enquanto isso lá pela lateral-direita, Marcos Rocha aguardava para cobrar o arremesso lateral para o Atlético. A sede era só de gol! Ronaldinho aguardava a bola e recebeu o arremesso de Marcos em posição vantajosa em relação aos zagueiros tricolores, o que não é impedimento, foi até à linha de fundo e cruzou para o atacante Jô completar e fazer Galo 1 a 0. O lance, o gol, levou à torcida ao delírio e o Independência quase veio à baixo.

O jogo marcou a estreia de Diego Tardelli, que mesmo fora do ritmo esteve bem na partida. Se não fosse a ansiedade em marcar logo o gol talvez também tivesse feito o dele ainda na etapa inicial.

O brilhantismo do lance inusitado se equilibrou com a excelente atuação do Atlético no 1º tempo. Senhor do jogo, a equipe atleticana criou mais, atacou mais, desarmou mais e defendeu muito. O São Paulo não deu um chute a gol nesta etapa, embora tentasse impor o seu futebol.

Já na etapa complementar, a partida se equilibrou. O Tricolor paulista voltou para o jogo com uma postura mais ofensiva e tornou tenso e difícil o 2º tempo para os atleticanos. Mas, foi o Atlético quem marcou mais um gol, aos 27 minutos. Mais uma vez ele saiu dos pés de RG10, que foi pela direita até a linha de fundo cruzar para a cabeçada certeira do zagueiro Réver. Se Ronaldinho se destacava lá na frente, lá atrás, o dono da posição mais solitária do futebol não ficou de fora da festa. E, apesar de sofrer um gol, o goleiro Victor protagonizou duas defesas sensacionais para garantir a primeira vitória na Libertadores.

Seria injusto falar de Ronaldinho e Victor como destaques, em um jogo onde o Atlético foi um verdadeiro time. Todos jogaram por todos, para a torcida, pela vitória e para calar a boca de um bocado de gente. Jogadores concentrados na partida, em cada lance, encurralando o time do São Paulo, que jogou muito bem, diga-se de passagem. O que valoriza ainda mais a vitória do Galo.

Como não citar o meia Bernard e o atacante Diego Tardelli que completam o quadrado mágico flutuante do Galo, ao lado de Jô e do Gaúcho? E, para os críticos que se perguntaram como o Alvinegro iria se portar em campo com quatro jogadores que atuam do meio pra frente e que não marcavam; um cala-te boca e uma mostra de que precisam estudar mais o Atlético. Bernard sempre dá um jeito de volta para ajudar na marcação. Tardelli brilhou nos gramados mineiros e voltou pra Minas não só pelos gols que fez mas, por ter consciência de auxiliar os companheiros na marcação. Ok! Vamos aos números: os mais faltosos do Alvinegro foram Tardelli e Ronaldinho com três faltas para cada um, seguido por Bernard com duas infrações. O pequeno notável ainda foi responsável por quatro desarmes, assim como Pierre.

O atacante Jô jogou como nunca antes na história dele no Atlético. Agora ele tem sombra! Como deixar de falar da nossa dupla de volantes Pierre e Donizete, este último sempre tão discreto assim como eficiente. O primeiro, parece mais um jogador torcedor tamanha identificação e raça em campo. Assim como Leonardo Silva, rebatendo tudo lá atrás. É preciso falar da categoria e habilidade do capitão Réver para tirar a bola do adversário.

E o lateral-esquerdo Júnior César que desde o apito inicial pareceu disputar já a final do campeonato. Desde o primeiro toque na bola não quis saber de brincadeira. Vale chutão pra fora sim! Bom, falta apenas citar o lateral-direito igualmente protagonista do primeiro gol alvinegro, Marcos Rocha. Ele jogou muito e tirou a má impressão das duas primeiras atuações do ano. E, ainda o torcedor foi brindado com a entrada do atacante Luan na partida. Como corre este garoto. Promete! O irmão Richarlyson e Alecsandro também foram para o jogo.

Enfim um time unido por um ideal que dá sinais que vai jogar ao lado das regras do futebol e tirar vantagem de cada vírgula! Será que o tal espírito da Libertadores já impregnou o time? 

Contra o tão vencedor da Libertadores - São Paulo, uma vitória e uma atuação para fazer a Massa sonhar novamente. Faltam 13!


Saudações Atleticanas!!!


Foto: Site oficial do Galo

Para registrarCom a vitória sobre o SP, pela Copa Bridgestone Libertadores da América, o Atlético alcançou a marca de um ano e cinco meses (37 jogos) de invencibilidade como mandante.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

#TardelliVoltou!


Taaar-deee-lliii GOL! GOL!


CLIQUE AQUI para ver o vídeo que o Esporte Espetacular de domingo, 10 de fevereiro, exibiu sobre a volta do craque!

De virada o Atlético vence a primeira no estadual


por Priscila Oliveira

Em partida válida pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro, o Atlético venceu por 2 a 1 a Tombense na cidade de Tombos, estádio Almeidão, na quarta-feira, 06 de fevereiro. Os gols atleticanos foram de Jô e Rosinei. Foi a primeira vitória do Galo na competição.

O time atleticano tem se comportado em campo exatamente com no ano passado. Joga mais recuado esperando o adversário mostrar a que veio. Depois de algumas chances de abrir o marcador desperdiçadas por Bernard e Alecsandro, o Atlético viu o adversário inaugurar o placar, aos 30 minutos, assim como na maioria dos jogos em 2012. A reação atleticana foi rápida, e quatro minutos depois Bernard deu um passe perfeito para Jô empatar a partida.

Com um desempenho fraco de Marcos Rocha pela lateral-direita, na volta do intervalo, entrou Carlos César, no lugar de Alecsandro e Marcos foi deslocado para o meio de campo, o que o deixou mais produtivo.

O Galo foi só pressão na etapa final. Até conseguir a virada. Foi dos pés de Carlos César, aos 10 minutos do 2º tempo, que surgiu a jogada do gol da virada do Atlético com Rosinei, que estreou pelo Galo e deixou ótima impressão pelo o que jogou. Atlético 2 a 1. Pouco tempo depois, Rosinei deixou o campo para a entrada de Richarlyson.

O atacante Neto Berola entrou no lugar de Araújo, que só teve uma boa jogada durante todo o jogo. O time Alvinegro ainda teve chance de ampliar mas, faltou capricho nas finalizações.

Segundo jogo da temporada e ainda é cedo para analisar mais profundamente a postura da equipe. Ainda mais se tratando de um campeonato com adversário com baixa qualidade técnica. O time do Galo não jogou tudo o que pode porque o adversário não exigiu isso da equipe. O fato é que se não houver mais variedade de jogadas de ataque, o Alvinegro terá dificuldades este ano. Como foi vice-campeão brasileiro e protagonista dos melhores jogos de 2012, o time ficou visado e todos sabem como o Atlético joga.

O jogo pela Copa Libertadores, contra o São Paulo na quarta-feira 13 de fevereiro é que mostrará realmente o Galo 2013. A partida que marcará a reestreia de Tardelli pelo Galo, será um jogo complicado onde qualquer erro poderá ser fatal. O respeito entre os dois times é muito grande. Pouca provocação e muitos elogios ao Alvinegro das Minas Gerais.

Saudações Atleticanas!!! 

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Dia de reabertura do Mineirão, dia de clássico mineiro – um dia para esquecer!


Prévia do 'Novo' Mineirão
Foto: Blog Camisa Doze

por Priscila Oliveira

O Atlético perdeu por 2 a 1 para o Yale em jogo antecipado da 3ª rodada do Campeonato Mineiro, para ser a partida de abertura do tal ‘novo’ Mineirão (03/02/13). O gol do Galo foi do atacante Araújo, estreante, aos 27’ do 1º tempo.

Primeiramente, é preciso falar da fatídica reabertura do estádio Mineirão, o gigante da Pampulha. Uma lastima! A começar pela venda antecipada de ingressos tanto presencial como virtual, a terminar pelos problemas do dia do jogo. De acordo com informações de quem esteve lá, os banheiros para os torcedores ainda estavam sem energia elétrica instalada, sem papel higiênico e sem água, os bares fechados, assim os torcedores não tiveram nem água e nem alimento durante a partida. A imprensa informou que os vestiários dos árbitros são coletivos, ou seja, se a arbitragem for mista, pela forma que foi feito, será um problema na hora da preparação. Valores elevadíssimos de ingressos e, pessoas presentes no estádio, contaram que com o ingresso mais barato, a meia entrada de 30 reais, foi possível ingressar em todas as áreas do estádio. Outros entraram sem mostrar o ingresso. Tudo isso registrado por torcedores nas mídias sociais. Chega-se à conclusão que o antigo Mineirão é que tinha estrutura de primeiro mundo. Sugiro a leitura do texto do blog Camisa Doze

Voltemos ao jogo e é preciso ser simples e objetivo. O time atleticano jogou mal e perdeu! Início de temporada, falta de ritmo, jogadores muito lentos, muitos passes errados, e um certo desleixo. Talvez seja, principalmente, por este último motivo! Isso porque o foco esteja na Libertadores. Se for mesmo isso, que o Cuca e os jogadores não se esqueçam deste jogo. Lembrem-se dele todos os dias na hora de treinar. Corrijam os erros.

Dias de estreias de Araújo, como foi dito, e ele deixou a marca dele e Alecsandro, que entrou no 2º tempo e deu um chute a gol apenas. Reestreia Gilberto Silva, que voltou pra casa, e teve uma atuação fraca. Lento, ainda sem entrosamento com os companheiros, como era esperado.

O atacante Diego Tardelli vem aí novamente. Foi confirmado no sábado, 02/02/13, pela página de Twitter oficial do presidente do Atlético, como de praxe. Que seja bem-vindo e tome logo conta da posição porque já deu pra perceber que se depender só de Jô, Alecsandro e Araújo, o time passará por dias difíceis.

Além da volta de Tardelli, o time atleticano ainda tem muito a arrumar dentro de casa. As saídas de Pierre, que sentiu dores, e Leandro Donizete, provavelmente por ter levado cartão amarelo, fizeram com que o time caísse de produção, assim como o ano passado. O volante Serginho não é o substituto ideal para dois volantes tão regulares como Pierre e Donizete. Gilberto Silva que também joga na posição, tem idade avançada e ainda não tem entrosamento com a equipe. Sem falar da lateral-direita, precisamos de algo melhor que Marcos Rocha. Sem demérito. Se não vai contratar, por que não testar mais Carlos César, que quando entra nos jogos sempre atua bem. O que não dá é ver o Marcos 'andando' em campo desde o final do ano passado. Cala-te boca, é preciso segurar a corneta antes do jogo importante pela Libertadores!

Pois bem, de destaque, Victor e Bernard. O goleiro foi perfeito, não teve culpa em nenhum dos gols que levou, aliás, o primeiro foi de Marco Rocha contra, só pra constar. O goleiro teve apenas uma saída de bola errada na partida e foi o responsável pelo time não levar uma goleada. Já o meia Bernard, merece ser citado por duas grandes jogadas que fez, antecipando assim o que ele deve fazer pelos gramados do Brasil e da América neste ano.

O próximo adversário do Galo é a Tombense, dia 06 de fevereiro, nesta quarta-feira no Campo do Tombense, à partir de 19h30.

Saudações Atleticanas!!!

PS.: De volta à ativa junto com o Galo! A volta das férias poderia ser melhor mas, Dois Mil e Galo promete!